A finlandesa Supercell, especialista em games mobile, quer mais um “sucesso bilionário consecutivo”. É o que a empresa declara em comunicado de imprensa enviado para anunciar seu novo e sexto jogo, o jogo multiplayer de ação gratuito Squad Busters.
O game é o primeiro depois de um hiato de cinco anos, período em que o estúdio com sede em Helsinque se dedicou a manter vivos sucessos como Clash of Clans e Brawl Stars, que também são live services no modelo freemium. O novo game reúne personagens do “universo Supercell” e promete agradar “tanto jogadores casuais quanto os mais competitivos”.
A expectativa é que o jogo repita parte do sucesso de Clash of Clans, que alcançou mais de 2 bilhões de downloads e US$ 10 bilhões em faturamento, um dos maiores jogos para celular de todos os tempos. Todos os cinco jogos anteriores da Supercell (Hay Day, Clash of Clans, Boom Beach, Clash Royale e Brawl Stars), segundo ela própria, geraram mais de US$ 1 bilhão em receitas.
“Nossas equipes têm um padrão de qualidade extremamente alto antes de lançarem novos títulos. Isso quer dizer que a maioria dos projetos em desenvolvimento acabam sendo cancelados e, como não lançamos um jogo novo há mais de cinco anos, lançar Squad Busters agora é uma emoção enorme!”, diz, em comunicado, Ilkka Paananen, CEO e confundador da Supercell.
CONHEÇA: Drussila Hollanda, a brasileira que fundou o próprio estúdio na Finlândia
Segundo a empresa, nos 10 primeiros dias após o anúncio do game, mais de 25 milhões de pessoas preencheram o pré-cadastro de interesse, superando metas internas. Até o lançamento foram mais de 40 milhões de pré-cadastros.
Até a hora de publicação desse texto, o game já tinha sido baixado mais de 10 milhões de vezes na loja do Google, a Play Store – o game também foi lançado para iOS, mas embora a loja da Apple não mostre estatísticas de download, ele já aparece em primeiro lugar entre os mais baixados na categoria ação.
Campanha milionária
A expectativa da Supercell com o jogo é elevada. A empresa divulgou um trailer com alguns astros de Hollywood, incluindo Chris Hemsworth, Christina Ricci e Will Arnett. É a “maior campanha de lançamento da história da empresa”, segundo a própria Supercell, o que inclui divulgação com influenciadores, TV, mídia digital e out-of-home (OOH).
VEJA TAMBÉM: Finlândia procura talentos brasileiros (inclusive em games)
A Supercell foi fundada em 2010 e tem mais de 600 funcionários atualmente. Além da matriz em Helsinque, conta com escritórios em São Francisco (EUA), Seul (Coreia do Sul) e Xangai (China).
Os jogos da empresa, diz ela, registram mais de 220 milhões de jogadores mensalmente.