O veterano da indústria de games americana Stig Asmussen – que acumula passagens marcantes pela Respawn Entertainment, onde liderou o time por trás dos dois games da saga Star Wars Jedi, e pela Sony, onde produziu os três primeiros títulos da série God of War – anunciou no LinkedIn essa semana a fundação de um novo estúdio, o Giant Skull.
A equipe formada por outros veteranos do Respawn e outros grandes estúdios promete produzir jogos AAA. Em comunicado enviado à imprensa internacional, a Giant Skull descreve seus projetos como sendo “jogos de ação e aventura imersos em história e jogabilidade” – o que deixa os fãs da franquia God of War em polvorosa.
O escritório da empresa fica em Los Angeles, nos EUA, mas os funcionários estão espalhados pelo mundo todo.
Fazem parte do time Jon Carr (CTO) e Jeff Magers (diretor de design), ambos ex-Respawn; Patrick Murphy (diretor de arte), Lauren McLemore (produtora principal) e Brian Campbell (diretor de animação), os três com experiência na Epic Games. Já Anthony Scott, ex-Unbroken Studio, assume os cargos de COO e CFO.
Em entrevista ao GamesIndustry.biz, Asmussen diz que a ideia de fundar o estúdio começou ainda na Respawn – que ele deixou em setembro de 2023. Segundo ele, lançar um estúdio próprio não era algo planejado, mas uma oportunidade o impulsionou – há fundos de investimento por trás da fundação, embora o executivo não revele quais.
Na conversa com o site britânico, Asmussen diz que o estúdio vai se concentrar em jogos single player, que é onde os desenvolvedores do Giant Skull se sentem “confortáveis”.