A Newzoo, consultoria de origem holandesa que mede o mercado global de jogos eletrônicos, publicou nessa segunda-feira (20) uma revisão dos seus prognósticos para a indústria de games em 2023. E não é uma mudança positiva: o valor esperado até a última atualização, que era de US$ 187,7 bilhões, foi revisto para baixo, ficando agora em US$ 183,9 bilhões, ou cerca de 2% a menos.
Segundo a empresa, essa é a última revisão antes da publicação, em julho próximo, da edição de 2024 do Global Games Market Report – relatório que deve trazer prognósticos para o ano que vem e os números definitivos de 2023. A razão para os números piores, como era de se esperar, tem relação com a consolidação do setor, o que incluiu fechamentos e layoffs.
O grande número de lançamentos de sucesso do ano passado, escreve Tom Wijman, líder de análise para o mercado de games da empresa, não foi suficiente para manter o ritmo de crescimento significativo obtido durante a pandemia.
Outro dado importante no relatório é que o mercado de games para PC deve crescer impressionantes 8,4% na comparação ano a ano, alcançando US$ 39,6 bilhões, enquanto o mercado de consoles deve ficar praticamente estável, crescendo apenas 0,3%, para US$ 52,4 bilhões.
Já o todo poderoso mercado de games mobile deve cair 2,1%, chegando a US$ 89,9 bilhões. Isso representa 49% do montante total, valor que se por um lado não deixa de ser impressionante, por outro fica abaixo dos 50%, marca que vinha sido superada ano após ano.
Wijman escreve que o crescimento do mercado de PC foi em parte impulsionado por lançamentos e estratégias multiplataforma, como Helldivers 2 – que vendeu em poucos meses mais de 12 milhões de cópias para PlayStation 5 e PC, segundo a própria Sony.
Apesar da queda no número de horas jogadas e concentração dos gamers em um número limitado de jogos, a Newzoo já se adianta e prevê uma recuperação nos próximos anos. A empresa estima que a receita total do mercado de games vai alcançar US$ 207 bilhões anuais em 2026, e que o crescimento total chegará a 6% em 2025 – mas esses números devem (ou não) ser confirmados no relatório de julho.
América Latina cresce mais
Apesar de os mercados asiático e norte-americano dominarem totalmente as estatísticas revisadas da Newzoo em termos de gastos com games, o Oriente Médio, a África e a América Latina são as regiões cujo consumo mais cresce. A região Ásia/Pacífico deve gerar US$ 84,6 bilhões, com retração de -0,2%, enquanto a América do Norte vai gerar US$ 49,9 bilhões (crescimento de 0,3%) – muito embora os EUA sozinhos respondam por US$ 46,7 bilhões.
A Europa, que aparece em terceiro lugar, fica com US$ 33,7 bilhões e crescimento positivo de 1,3%.
Se os mercados da América Latina (com US$ 8,6 bilhões) e África e Oriente Médio (US$ 7,1 bilhões) ficam bem atrás em termos de receita gerada, o crescimento deve ser de, respectivamente, 2,2% e 4,6% na comparação ano a ano.