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Newzoo: gamers estão jogando menos, e 80% do tempo estão nos mesmos 66 jogos

Estudo da Newzoo sobre mercado de PCs e consoles indica crescimento de 2,6% em 2023, mas tempo jogado caiu e base de players está estável
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Foto: Canva

As receitas do mercado de games para consoles e computadores pessoais (os PCs) cresceu 2,6% em 2023 frente ao ano anterior, alcançando US$ 93,5 bilhões. No entanto, o tempo que os jogadores passaram jogando caiu 26% desde o pico alcançado durante a pandemia, e 80% desse tempo é gasto nos mesmos 66 games. É o que diz a Newzoo, consultoria especializada no mercado de jogos eletrônicos, em relatório divulgado nessa terça-feira (2).

O The PC & Console Gaming Report 2024 foi apresentado durante a Game Developer Conference, mas só agora foi divulgado para o público geral.

Do montante total, 43% correspondem ao mercado de games em PCs, ou US$ 40,4 bilhões de dólares, enquanto US$ 53,1 bilhões (57%) ficam no mercado de consoles. Apesar disso a fatia da pizza dos PCs cresceu mais: 3,9% contra 1,7% dos consoles.

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Segundo Tom Wijman, analista líder da Newzoo que assina o texto de abertura do relatório, a queda do tempo de jogo registrada pelo estudo indica “mais olhos e dinheiro na mão de poucos games e estúdios”, mas mesmo assim “nos mantemos cautelosamente otimistas” sobre os rumos do mercado.

Apesar disso, os jogos de console vão impulsionar o mercado geral de games em dispositivos não-móveis (ou seja, excluindo celulares e tablets). E plataformas de games como Fortnite, Roblox, Minecraft, GTA V e Call of Duty vão continuar dominando o cenário – não por acaso esses foram os jogos mais jogados em todas as plataformas avaliadas pela Newzoo.

Menos jogadores, bolo menor

Outra notícia ruim, segundo o relatório: o número de novos jogadores ao longo do próximo ano também deve ficar estável. Serão 1,6% mais jogadores de PC entre 2023 e 2026, segundo a Newzoo (de 867 milhões no mundo para 909 milhões). Nos consoles, o crescimento seria de 3%, saindo de 625 milhões de jogadores para 683 milhões.

“A tendência de crescimento estável entre 2021 e 2023 continuará o mesmo desde que a onda da pandemia diminuiu”, pondera o relatório. “Taxas de crescimento de jogadores mais lentas impactarão a capacidade da indústria de ‘fazer crescer o bolo’ de forma orgânica.”

O tempo de jogo também diminuiu substancialmente durante a pandemia, mostra o relatório da Newzoo. O movimento se intensificou após o fim dos lockdowns no mundo. Mesmo o período de festas de fim de ano não foi suficiente para fazerem os jogadores passarem mais tempo em uma tela, diz a consultoria.

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