O fechamento de dois dos mais reconhecidos estúdios da Bethesda, que agora faz parte da estrutura Xbox Game Studios, pode ser só a ponta do iceberg de um movimento de corte de custos ainda maior nos negócios de games da Microsoft. Além disso, segundo fontes ouvidas pelo renomado repórter da Bloomberg, Jason Schreier, a divisão Xbox está sob forte escrutínio da Microsoft, principalmente após a bilionária e atribulada compra da Activision Blizzard King por US$ 69 bilhões.
Segundo Schreier, a Xbox começou a oferecer acordos de demissão voluntária para produtores, testadores e outros funcionários da ZeniMax, comprada pela Microsoft em 2020 por US$ 7,5 bilhões. Outros funcionários de Xbox citam mais cortes a caminho.
O repórter também diz que a Tango Gameworks, que lançou no ano passado o aclamado Hi-Fi Rush e foi fechada na segunda-feira, estava trabalhando na sequência do game. Segundo três presentes em uma reunião do presidente da Xbox Game Studio, Matt Booty, com a equipe da ZeniMax, não foi dada uma razão específica para o fechamento do estúdio japonês.
O executivo, no entanto, disse que os estúdios da Microsoft estão “espalhados como manteiga de amendoim no pão”, e que os fechamentos ocorreram para dar mais capacidade aos times dos estúdios que restaram. Não foram dados mais detalhes sobre essa matemática elaborada.
Já Arkane Austin não teria sido fechada pelo desempenho pífio do multiplayer Redfall, que foi um fracasso de crítica e público. Antes de seu fechamento, diz Schreier, a empresa queria “voltar às raízes e propor um novo jogo single-player ‘simulador imersivo’, e um novo título da série Dishonored”.
Na mesma reunião, a chefe dos estúdios Zenimax, Jill Braff, teria dito que a reorganização vai permitir aos estúdios de Xbox se concentrarem em menos projetos, o que tornaria a “equipe central enxuta” mais fácil de gerenciar. “Acho que estávamos prestes a tombar”, teria dito ela.
Segundo Schreir, tanto a Tango quanto a Arkane lançaram jogos no ano passado e estavam buscando pessoal para novos projetos.
O movimento vem após massivos layoffs na Microsoft, além do anúncio de que uma série de jogos então exclusivos da Microsoft seriam lançados em outras plataformas, mirando “a saúde financeira” da divisão Xbox, segundo o seu VP de games, Phil Spencer.
A Microsoft se recusou a comentar o assunto, e não fez nenhuma declaração pública até a publicação dessa nota.