Um dia após a Nvidia divulgar uma nova demonstração de ferramentas capazes de permitir aos desenvolvedores usar IA generativa em personagens de jogos, a publisher francesa Ubisoft mostrou um “teste criativo” com a tecnologia. A demo – chamada de NEO NPC – foi divulgada durante a Game Developer Conference (GDC) 2024, que acontece essa semana na Califórnia, nos EUA.
Os NEO NPCs fazem parte, por enquanto, de um projeto de pesquisa e desenvolvimento de uma pequena equipe da Ubisoft Paris. Os personagens foram projetados para interagir em tempo real com os jogadores, o ambiente e outros personagens. Para a editora francesa, isso abre possibilidades “para uma narrativa dinâmica e envolvente”.
A base do projeto da equipe é a tecnologia da Nvidia – chamada ECO – e da Inworld AI, incorporada em personagens não-jogáveis. É possível criar histórico completo das personagens, com base de conhecimento e um estilo de conversação único para cada. A tecnologia Audio2Face, também da Nvidia, cria animações faciais em tempo real de acordo com o que os personagens dizem.
Foram criados dois personagens: Bloom e Iron, que possuem background próprio, conhecimentos e estilos de conversação distintos. A aplicação da Inworld também fornece aos NPCs conhecimento dos arredores e respostas interativas.
O projeto emula três cenários. Cada um explora comportamentos diferentes dos personagens, e consideram consciência ambiental e contextual; diferentes reações e animações em tempo real; memória de conversação, colaboração e tomada de decisões.
Criatividade humana continua
Em publicação no Blog da Ubisoft, a vice-presidente sênior de tecnologia de produção da Ubisoft, Guillemette Picard, diz que o objetivo por trás de todo projetos com GenAI na Ubisoft é agregar valor ao jogador e continuar aproveitando a criatividade humana nos bastidores.
“Com o jogador em mente, sabemos que os desenvolvedores e sua criatividade ainda devem impulsionar nossos projetos. A IA generativa só tem valor se tiver valor para eles”, diz o executivo.
A visão de que a IA generativa nesse contexto não substitui o trabalho humano é enfatizada também pela diretora narrativa da Ubisoft, Virginie Mosser, que trabalhou no último ano e meio nos personagens do projeto NEO NPC. Segundo a empresa, as personalidades dos NPCs não são criadas pela máquina, mas por um escritor, que molda personagem, história de fundo e estilo de conversação.
“Estou acostumado a construir a história de fundo de um personagem, suas esperanças e sonhos, as experiências que moldaram sua personalidade, e usei todas essas informações para me estimular a escrever diálogos”, diz Mosser. “É muito diferente. Mas, pela primeira vez na minha vida, posso conversar com um personagem que criei. Sonhei com isso desde criança.”
Mais detalhes sobre a demonstração podem ser visto no site da Ubisoft (em inglês).