logo the gaming era

Ubisoft cresce 26,8% e reduz custos, mas demitiu 1.700 em 18 meses

Empresa divulgou resultados financeiros nessa quinta (15). Futuro inclui mais investimentos em mundos abertos e serviços
ubisoft
Foto: Divulgação

A francesa Ubisoft divulgou nessa quinta-feira (15) os resultados financeiros globais para o ano fiscal de 2024, encerrado em 31 de março. A empresa registrou crescimento de receita, que alcançou € 2,3 bilhões, aumento de 26,8% em relação ao ano fiscal anterior. O lucro operacional alcançou € 401 milhões.

A empresa relacionou o resultado às boas vendas das franquias Rainbow Six e Assassin’s Creed, que obtiveram “crescimento forte” e alcançaram 30 milhões de usuários ativos no período. Jogos mais antigos também venderam bem, diz o comunicado da empresa aos acionistas, sendo que o competitivo Rainbow Six Siege foi um destaque.

Segundo a Ubisoft, seus jogos registrando 138 milhões de usuários ativos únicos, somando consoles e PCs, aumento de 4% em relação ao ano anterior. O total de horas jogadas subiu 12%, com tempo médio por usuário também mais alto.

A Ubisoft diz esperar “crescimento sólido” no próximo ano fiscal graças a títulos como Star Wars Outlaws, jogo de mundo aberto inspirado na franquia criada por George Lucas, e Assassin’s Creed Shadows, anunciado também nessa quinta (15). O competitivo gratuito XDefiant também foi citado.

Jogos de mundo aberto e serviços (como o Ubisoft+) devem ser prioridade da empresa no próximo ano.

Redução de custos e layoffs

No comunicado, a empresa diz estar “no bom caminho” para atingir suas metas anuais de redução de custos, que deve somar € 200 milhões anuais até o ano fiscal de 2026: A Ubisoft diz ter alcançado € 150 milhões de redução da base de custos fixos no último ano fiscal (2024).

“Nossos resultados do ano fiscal de 2024 confirmam que a Ubisoft está de volta em sua trajetória de crescimento lucrativo, com (…) lucro operacional alinhado com nossas metas”, diz Yves Guillemot, cofundador e CEO da Ubisoft. “Este ano marcou um primeiro passo crucial na nossa recuperação, apresentando um desempenho sólido e os primeiros benefícios da nossa transformação em direção a um modelo de negócio mais equilibrado e recorrente, apoiado por múltiplos fluxos de receitas.”

O plano de redução de custos da Ubisoft inclui reorganizações em suas equipes de publicação, além de uma “maior seletividade” de investimentos – o que significou inclusive o cancelamento de The Division Heartland e realocação de recursos para XDefiant e Rainbow Six, que foram considerados “oportunidades maiores”.

A empresa também reduziu o número de contratações no mundo e reduziu o número de funcionários para cerca de 19 mil no fim de março desse ano, com mais de 1.700 funcionários demitidos em cerca de 18 meses.

quadrados alinhados verticalmente ao lado esquerdo da caixa de newsletter

Participe da Era

Assine nossa newsletter
e receba todas nossas atualizações por email.
Obrigado pela sua assinatura! Ops! Algo deu errado... Tente novamente!

Participe da Era

Assine nossa newsletter
e receba todas nossas atualizações
por email.

Obrigado pela sua assinatura! Ops! Algo deu errado... Tente novamente!