A japonesa Square Enix emitiu nessa terça-feira (30) uma “notificação de perdas extraordinárias“, documento voltado aos investidores em que reconhece que deve perder cerca de US$ 140,8 milhões. A conta considera projetos que deixaram de ser desenvolvidos ao longo do último ano fiscal, terminado em março de 2024.
O documento é assinado por Takashi Kiryu, CEO e presidente da holding Square Enix – ou seja, do grupo de empresas que opera abaixo da marca.
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O comunicado diz que o conselho de administração da dona da franquia Final Fantasy tomou a decisão, no fim de março, de descontinuar projetos por conta de “inúmeras mudanças em curso no ambiente que rodeia o grupo”. O que significou rever o desenvolvimento de alguns jogos não nomeados com a intenção de “sermos mais seletivos na alocação de recursos para desenvolvimento [de games]”.
O documento também diz que a decisão foi tomada após “exame minucioso do pipeline de desenvolvimento do Grupo”. E que por isso a empresa espera reconhecer (do ponto de vista fiscal) aproximadamente ¥ 22,1 bilhões em perdas (ou US$ 140 milhões) por abandonar a produção de certos conteúdos.
O prejuízo financeiro pode ser só a ponta do iceberg, uma vez que Kiryu reconhece no documento que a empresa ainda não terminou de avaliar o “potencial de impacto dos fatores acima ou de outros fatores”. E se compromete a divulgar novas revisões caso necessário.
Ano difícil
O mau momento da Square Enix vem sendo antecipado desde o começo de 2024. Em fevereiro desse ano, o CEO já havia revelado que a empresa pretendia mudar seus processos de produção, privilegiando grandes títulos e franquias para reduzir o risco de perdas. A empresa quer ser menos dependente de estúdios externos, disse Kiryu, conforme noticiado pela Bloomberg do Japão.
No último relatório fiscal da empresa, divulgado em fevereiro de 2024 – e referente aos nove meses encerrados em 31 de dezembro de 2023 – a Square Enix registrou vendas líquidas 2,6% menores na comparação ano a ano, para cerca de US$ 1,2 bilhão. O lucro operacional diminuiu 20,7%, para cerca de US$ 207,4 milhões, no mesmo período.
* com informações do site Game Developer