Fundada em 2021 e liderada por João Pedro Manetti, a gaúcha Spun Mídia cresceu vendendo projetos publicitários principalmente para o segmento financeiro e de conteúdo. No começo do mês de junho, no entanto, anunciou entrada em um segmento que é “um velho sonho” da empresa: o de esportes eletrônicos, e se tornou “sócia operativa” da LOS (a Los Grandes), organização brasileira de eSports do streamer e ex-jogador de Free Fire, Rodrigo ‘El Gato’ Fernandes.
Além de uma injeção financeira de valor não revelada, a operação da agência na LOS busca, segundo a própria empresa, “novas formas de monetização e geração de resultados através de publicidade”. A intenção da empresa gaúcha, segundo o próprio Manetti em entrevista exclusiva por e-mail ao The Gaming Era, é tomar a frente de projetos desenvolvidos dentro holding LOS e “agregar nosso know-how ao grupo” para que ele cresça.
LEIA TAMBÉM: 3C Gaming contrata Renato Paiva, ex-Webedia, em momento de mudanças
Para a LOS, a chegada do sócio representa “um espaço de monetização” adicional, “deixando de depender apenas de patrocínios”, conforme comunicado enviado pelas empresas.
“Apesar de não atuarmos diretamente na parte competitiva, trabalharemos para potencializar todos os ativos da LOS”, diz o executivo. Uma das primeiras medidas anunciadas com a parceria foi justamente aproveitar uma contratação em projetos com marcas – a de Felipe ‘brTT’ Gonçalves, contratado pela LOS no começo desse mês para jogar o segundo split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL).
A entrada na LOS também é uma espécie de experiência para a Spun, que quer criar uma “unidade de monetização” em eSports e games. A empresa não descarta expandir essa unidade para “outras organizações deste mercado”.
Confira a entrevista:
The Gaming Era: A empresa entra como “sócia operativa”: o que isso quer dizer exatamente? Qual o tamanho da participação da Spun na LOS?
João Pedro Manetti: Ao entrar como sócios operativos, não estamos apenas investindo capital financeiro na empresa, mas também estamos entrando como sócios da operação. Temos o objetivo de tomar a frente em alguns projetos que serão desenvolvidos dentro da LOS Holding, a empresa por trás da parte competitiva e de entretenimento, e agregar nosso know-how ao grupo para que ele consiga crescer cada vez mais.
Apesar de não atuarmos diretamente na parte competitiva, trabalharemos para potencializar todos os ativos da LOS.
TGE: Quais ações são disparadas a partir de agora? Como a Spun vai atuar enquanto parceira da LOS?
Manetti: Temos um foco muito grande na parte publicitária. A Spun tem como pilar de trabalho criar estratégias que fogem do padrão de “apenas vender um espaço”. Pretendemos atuar em conjunto com a LOS para criar ativações em cima do público gigante de torcedores que a organização tem, mas sempre pensando em formas que fujam do convencional, para monetizar ativos com estratégias diferentes.
Começamos com uma reestruturação interna, mas em breve novos projetos estarão de pé. A título de exemplo, na contratação recente de brTT, nossa atuação passa a ser trabalhar as frentes que uma lenda como essa pode trazer.
É importante dizer que a Spun não irá atuar em termos de contratações e outras questões que envolvem o braço operacional competitivo da empresa, mas sim com a potencialização destes ativos.
TGE: Quando o negócio com a LOS foi fechado e qual sua importância estratégica para a Spun Mídia?
Manetti: A negociação começou há cerca de 2 meses e, desde então, começamos a trabalhar em conjunto para organizar como seria a nossa entrada. A importância para Spun se dá em um aumento de inventário de mídia – espaços disponíveis para que possamos usar nossas estratégias.
Além disso, essa sociedade abre portas para atuarmos em mercados diferentes e crescermos como um ecossistema de mídia. Provamos nosso método em vários mercados e este é o momento certo para abraçar os games e eSports.
TGE: Quais os objetivos da parceria, inclusive em termos financeiros?
Manetti: Iremos conquistar algumas frentes importantes. A principal delas é criar uma unidade de monetização para o cenário de eSsports e games, e, vale dizer que a nossa atuação neste sentido pode se expandir para outras organizações deste mercado. A indústria de games e esports já alcança milhões de pessoas todos os dias, mas muitas marcas ainda não entendem como podem se posicionar e trabalhar suas estratégias para converter os públicos consumidores.
Através dos nossos conhecimentos, queremos construir estratégias eficientes para marcas e organizações. Acreditamos que com seis meses já teremos resultados para mostrar que a LOS tomou uma decisão inovadora para o mercado.