A Sony anunciou nessa terça-feira (14) seus resultados para o ano fiscal de 2023, encerrado em maio. A empresa vendeu, ao todo, US$ 72,2 bilhões, crescimento de 12% ano a ano. A divisão de games e serviços de rede (o que inclui PlayStation) respondeu por mais de um terço desse total, chegando a US$ 27,5 bilhões, crescimento de 17% na relação com o ano fiscal anterior.
O lucro operacional registrado no período também aumentou 16%, alcançado US$ 1,9 bilhão.
Os números foram divulgados um dia depois da empresa anunciar novas lideranças para substituir Jiam Ryan, “chefão” da divisão de games da Sony que se aposentou em março.
O relatório indica que foram vendidas 20,8 milhões de unidades do PlayStation 5 ao longo do ano fiscal. O número é maior que os 19,1 milhões de consoles vendidos no ano anterior, mas um pouco aquém da meta revista de 21 milhões – que já era um número mais baixo que os 25 milhões previstos inicialmente.
Desde que foi lançado, o PS5 vendeu 59,2 milhões de unidades, chegando perto das 60 milhões de unidades vendidas do PlayStation 4 durante o mesmo período – o console anterior da Sony sofreu o primeiro corte de preço de US$ 100 no mesmo período e alcançou 117,7 milhões de consoles vendidos até hoje, segundo o VGChartz, sendo o quinto mais vendido da história.
Para o próximo período fiscal, o objetivo da Sony é vender 18 milhões de unidades do Playstation 5, o que na prática significa que o console já atingiu seu pico de vendas, que agora tendem a cair, segundo a própria Sony.
“Ao entrarmos na segunda metade do ciclo do console, esperamos que o número de novas unidades PS5 vendidas diminuirá gradualmente”, escreve a empresa, que espera “manter e expandir de forma constante o número cada vez maior de usuários ativos” e “fortalecermos o controle sobre os custos empresariais”.
A expectativa da fabricante japonesa é vender mais “software original” e alcançar “novo recorde de lucros”.
Venda de software
No que diz respeito aos games vendidos, ou seja, software, o balanço da Sony faz alguns destaques. Um deles é o live service Helldivers 2, que vendeu “acima da expectativa” e alcançou 12 milhões de unidades entre o PS5 e o PC (o game também foi lançado no Steam). Foi, aliás, o maior sucesso da Sony nos computadores, “contribuindo significativamente para as vendas e lucratividade no último trimestre”.
Segundo o documento, o número de usuários ativos mensais no ecossistema Playstation em março chegou a 118 milhões de contas, aumento de 9% em relação ao ano anterior. E o tempo total de jogo aumentou 15% no mesmo mês em relação ao ano anterior, sendo o segundo nível mais alto alcançado empresa em um trimestre, perdendo apenas para o quarto trimestre fiscal de 2020.