Em uma “apresentação técnica” transmitida no canal do PlayStation no Youtube nessa terça-feira (10), o arquiteto chefe dos consoles da Sony desde o PS4, Mark Cerny, deu mais detalhes, finalmente, sobre o PlayStation 5 Pro. A versão “turbinada” da atual máquina para games da fabricante japonesa já era alvo de rumores há meses (anos?), mas agora ganha a oficialidade.
A promessa é de ser o console mais potente já produzido, com hardware atualizado e customizado pela AMD. A GPU atualizada promete 67% mais unidades de computação do que o atual PS5, além de memória 28% mais rápida. A promessa é de renderização de jogos até 45% mais eficiente.
Do ponto de vista visual, não há grandes mudanças. A nova versão do PlayStation 5 tem tamanho bem próximo ao da versão Slim. Só será comercializada a edição sem disco, ou seja, só há uma versão totalmente digital – o que exclui colecionadores de jogos físicos, a não ser que decidam investir no leitor de discos vendido separadamente.
Em compensação, o armazenamento interno do console também foi ampliado para 2 TB, o dobro da versão slim (e mais que o dobro da versão regular).
Chama atenção que a Sony e a AMD estão apostando em uma nova tecnologia de upscalling proprietária no console. Chamada PSSR, a solução se torna uma concorrente da DLSS da Nvidia, disponível para donos de placas de vídeo e que usa inteligência artificial para gerar pixels adicionais nas imagens enquanto o equipamento em si pode trabalhar em resoluções mais baixas, sem prejuízo da experiência do jogador.
O PSSR – sigla para PlayStation Spectral Super Resolution – é uma versão customizada da FSR da AMD e promete garantir que os jogos rodem de forma mais consistente em 4K e 60 FPS. O processamento do algoritmo de IA ocorre no próprio chipset fabricado pela AMD e presente em consoles da Sony desde o PlayStation 4.
A apresentação de pouco mais de 8 minutos pode ser vista, na íntegra, abaixo:
O PS5 Pro estará disponível a partir de 7 de novembro nos EUA com preço sugerido de US$ 700. As pré-vendas começam em 26 de setembro. Valores e datas para o mercado brasileiro ainda não foram revelados.
Preparando terreno
A nova versão do PlayStation 5 surge pouco menos de quatro desde o lançamento da versão 1.0, o que ocorreu em novembro de 2020. Uma versão “slim” foi lançada na surdina no começo desse ano, com uma composição levemente reformada – menor, mais leve e com um pouco mais de armazenamento, além de um drive removível de discos na versão digital.
Os rumores a respeito da existência do PS5 Pro rodam o mercado há meses, com inclusive alguns desenvolvedores falando abertamente sobre jogos já pensados para a nova versão do console em eventos como a Gamescom e a China Joy. Segundo o jornalista Tom Warren, do site americano The Verge, os desenvolvedores terão que tornar todos os jogos lançados a partir de 16 de setembro próximo compatíveis com o console “mais parrudo” da Sony.
A promessa até então era de uma GPU mais poderosa e um modo de CPU mais rápido – o que foi confirmado por Cerny. Espera-se que Grand Theft Auto VI, o vindouro arrasa-quarteirão da Rockstar, seja o grande impulsionador das vendas do PlayStation 5 Pro a partir de 2025 – isso se o jogo não for adiado.
Até o último relatório financeiro, a Sony contabilizava 61,7 milhões de unidades do PS5 vendidas no mundo.
* com informações do The Verge