A presidente de Xbox na Microsoft, Sarah Bond, declarou em entrevista na quinta-feira (9) que o fechamento de reconhecidos estúdios do Xbox Gaming Studios ocorrida no começo dessa semana foi tomada para que o negócio de videogames da empresa continue “saudável no longo prazo”, apesar de ter sido uma decisão “extraordinariamente difícil”.
O argumento é o mesmo dado em fevereiro desse ano por Phil Spencer, vice-presidente de gaming da Microsoft, durante um podcast feito para anunciar o lançamento de jogos antes exclusivos de Xbox em outras plataformas, incluindo Nintendo Switch e Sony PlayStation 5. E é também o mesmo usado para justificar as demissões de 1.900 funcionários pela empresa em janeiro, principalmente na recém-adquirida Activision Blizzard King – que custou a bagatela de US$ 69 milhões.
A entrevista foi concedida à repórter Dina Bass, da Bloomberg, e pode ser vista abaixo na íntegra, em inglês.
Sarah Bond é a segunda executiva da Microsoft a se pronunciar sobre os cortes, que incluíram o fim de estúdios renomados como o Arkane Austin e a Tango Gameworks. O primeiro foi Matt Booty, presidente do Xbox Game Studios, que também assinou o e-mail enviado aos funcionários da Microsoft comunicando as decisões.
A executiva também justificou que a indústria esteve “estagnada” ao longo de 2023, apesar dos “lançamentos tremendos”. E que o crescimento das receitas não foi proporcional a qualidade dos títulos lançados no ano passado.
“Muito disso está relacionado à nossa necessidade de trazer novos jogadores e tornar os jogos mais acessíveis”, disse. “Tudo isso tem acontecido ao mesmo tempo em que o custo da criação desses belos jogos de grande orçamento triplo A está aumentando – e o tempo necessário para fazê-los está aumentando.”
Ela também afastou rumores de que a marca Xbox estaria com os dias contados, e se disse comprometida a apoiar os estúdios da marca e trabalhar com parceiros externos para trazer títulos “grandes e pequenos” para o Xbox. E disse que a Microsoft está apoiando os funcionários e estúdios impactados pelos fechamentos, mas não foi clara sobre a possibilidade dos desenvolvedores afetados serem absorvidos pelos estúdios que restaram.
“Nós olhamos para cada estúdio e cada equipe de desenvolvimento de jogos, e consideramos uma variedade de fatores quando estamos diante de decisões e compensações como essa”, disse ela. “Mas tudo se resume ao nosso compromisso de longo prazo com os jogos que criamos, os dispositivos que construímos e os serviços – e garantir que estamos nos preparando para cumprir essas promessas.”
* com informações da Bloomberg