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Roblox intensifica aspectos sociais e uso de IA generativa em plataforma

Anúncios foram feitos por David Baszucki, CEO da empresa, durante a RDC 2024. Roblox quer ter 10% da receita mundial de conteúdo sobre games
David Baszucki, Roblox
David Baszucki, CEO e fundador de Roblox. Foto: Divulgação

O CEO e fundador de Roblox, David Baszucki, disse nessa sexta-feira (6), durante abertura da 10ª Conferência Anual de Desenvolvedores da Roblox (RDC) em São José, na Califórnia, que a empresa almeja receber 10% de toda a receita mundial de conteúdo sobre games. No segundo trimestre desse ano, Roblox registrou 79,5 milhões de usuários ativos diários no mundo inteiro, com crescimento de dois dígitos na comparação ano a ano – no Brasil o crescimento foi de 24%.

Para alcançar esse objetivo, o executivo anunciou novidades que aproximam cada vez mais a plataforma gamer de uma rede social de amplo aspecto. Isso significa ter recurso de formação de partidas em grupo (o Turmas) com conversa de voz e texto; a criação de um ambiente para aproximação dos usuários com músicos, e recursos para que criadores vendam itens (inclusive físicos) na plataforma.

A conferência está sendo transmitida ao vivo nas redes sociais de Roblox. Veja abaixo:

“Como nosso próximo passo em direção a 1 bilhão de usuários ativos diários, nós acreditamos que 10% da receita de todo o conteúdo de games fluirá pelo ecossistema Roblox e será distribuído dentro da nossa comunidade”, disse Baszucki, sem medo de soar megalomaníaco. “Para alcançar esse objetivo, estamos nos focando em três áreas chave para ajudar criadores (…).”

Novos recursos

O executivo apresentou aos desenvolvedores presentes uma série de novas funcionalidades da plataforma. As Turmas, por exemplo, vão permitir que amigos a partir de 9 anos de idade formem grupos para participar de experiências em conjunto. Eles poderão se comunicar por texto e voz (essa última só para maiores de 13 anos verificados).

Turmas também poderão criar partidas automáticas entre amigos em servidores privados. A Roblox planeja lançar o recurso primeiro com texto e com voz até o fim do ano.

A empresa também anunciou recursos para que os usuários descubram músicas na plataforma, permitindo áudio imersivo e conexão com artistas – caminho no qual um dos principais rivais, a Epic Games com Fortnite Festival, tem apostado com aparente sucesso há algum tempo.

LEIA AQUI: Notícias sobre Roblox no The Gaming Era

Para os artistas, a promessa é ter em mãos uma plataforma para expandir alcance e se aproximar dos fãs, diz a empresa. Novas funcionalidades reveladas na RDC incluem O Que Está Tocando e Paradas Musicais.

A empresa também lançou uma integração com o serviço de distribuição DistroKid, que serve para publicação de músicas em diferentes plataformas de streaming – o que na prática coloca Roblox para competir com Spotify, Deezer e Tidal. A empresa diz que os criadores poderão usar dezenas de milhares de músicas fornecidas pela DistroKid para expandir experiências.

“Parte da nossa visão para o futuro da Roblox é que ela se torne um destino para o descobrimento de músicas de forma orgânica e imersiva”, disse Baszucki. “No fim do ano, nós esperamos ver o catálogo de músicas na Roblox se expandir através de gêneros como eletrônica, pop, dance, rock, country e rap/hip hop”.

Negócios em Roblox

A Roblox também anunciou tecnologias destinadas a ajudar criadores a desenvolverem negócios na plataforma. Será possível, por exemplo, vender produtos físicos dentro de experiências a partir de 2025.

Testes comerciais foram feitas por marcas empresas como Walmart, e.l.f. Beauty e Warner Bros. A Roblox planeja se integrar a plataformas de comércio eletrônico, sendo a primeira anunciada a Shopify. Isso significa que criadores que vendem itens físicos na Shopify poderão vender os mesmos produtos em uma experiência de Roblox.

A Roblox fará um piloto no fim deste ano com criadores, marcas e plataformas de comércio eletrônico selecionados.

Outro anúncio foi a possibilidade dos desenvolvedores de cobrarem por acesso às próprias experiências usando dinheiro real. Os valores recebidos pelos criadores deve variar entre 50% e 70%, de acordo com os preços cobrados por cada experiência.

O recurso será lançado para compras realizadas em computadores ainda esse ano, com planos de expandir para todos os dispositivos compatíveis com a plataforma no futuro.

A empresa também anunciou uma ferramenta de recomendação preços para essas experiências. No futuro, recomendações de preços regionais também serão possíveis. Um piloto de um programa de recompensa de criadores, influenciadores e estúdios por novos usuários que trazem para Roblox também foi anunciado.

IA generativa

A Roblox também compartilhou demonstrações de um projeto de incubação para desenvolver um Modelo Fundamental 3D com inteligência artificial para melhorar a criação generativa na plataforma. O modelo promete ser capaz de gerar conteúdo 3D por meio de comandos de texto, vídeo e entradas 3D e estar disponível no futuro para todos os desenvolvedores.

“Estivemos construindo IA generativa na Roblox por anos com ferramentas como o Assistente, o Gerador de texturas e o Configurador automático de avatar, mas isso é só o começo do que temos planejado”, disse o CEO.

A Roblox também anunciou tecnologias criadas para melhorar a experiência do usuário. O Harmonia prometeotimizar os aspectos de streaming do motor do jogo tanto no cliente como no servidor. Segundo o executivo, são melhorias de performance e qualidade gráfica.

“Estimamos que as melhorias que fizemos para Windows eliminaram mais de 300 mil erros por dia”, disse. “No futuro, tornaremos possível que um desenvolvedor Roblox forneça uma experiência de mundo aberto de alta performance para 100 jogadores, (…) que poderão rodar em dispositivos básicos com apenas 2GB de RAM (…)com boa taxa de quadros.”

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