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EXCLUSIVO: Cerol fala de Rasek, o MMORPG totalmente financiado por ele

Jogo feito com o estúdio carioca Dumativa quer fomentar comunidades em mundo compartilhado. Projeto é maior sonho do influenciador
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Cerol: MMORPG Rasek como seu maior sonho. Foto: Divulgação

Lúcio Lima, o Cerol, é um dos criadores de conteúdo mais conhecidos do cenário brasileiro de Free Fire. Soma mais de 17 milhões de seguidores nas redes sociais após uma bem-sucedida carreira como jogador profissional, e é um dos fundadores do Fluxo, organização de eSports criada em 2021 com outro influenciador do jogo da Garena, Bruno ‘Nobru’ Goes.

Para além desses papeis, Cerol está particularmente empenhado em um projeto que provavelmente é o sonho de qualquer jovem que cresceu jogando videogame: criar seu próprio jogo. Rasek, como é chamado o MMORPG 2D em estilo pixel art e visão isométrica desenvolvido em parceria com o estúdio carioca Dumativa, foi apresentado ao público durante a última Gamescom Latam em junho.

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O jogo promete um mapa “vasto” e “repleto de atividades e habilidades”. Será permitido, por exemplo, treinar, caçar e negociar – além de, claro, lutar contra monstros e outros usuários. A promessa é que a interação social e a colaboração sejam elementos chave na experiência do jogo.

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Imagem de divulgação de Rasek

Para Cerol, que deu uma entrevista exclusiva sobre o projeto ao TGE por e-mail, desenvolver Rasek tem sido uma “jornada incrível”. Ele diz que a escolha por um MMORPG foi motivada pela paixão dele pelo gênero, e que o objetivo é desenvolver um jogo de alta qualidade, que “envolva a comunidade”. E que o projeto tem sido feito com “carinho e dedicação”.

Na entrevista, Cerol fala sobre o projeto, a opções de financiar o jogo totalmente do próprio bolso e da previsão de lançamento de um beta de Rasek no primeiro semestre de 2025.

Veja:

TGE: Como foi a participação do Rasek na Gamescom Latam? Gostou da repercussão?

Cerol: Foi muito bom e importante apresentar e mostrar para o público o Rasek. Poder fazer isso na Gamescom só reforça ainda mais nosso compromisso em estar próximo da nossa comunidade e fãs!

TGE: Por que um MMO e por que em estilo 16 bits? Quais as razões para essas escolhas de gênero e arte?

Cerol: MMO é pelo fato de ter essa experiência conjunta, criar comunidades, explorar o mapa com amigos, criar uma guilda. Tudo isso só é possível em um jogo com muitas pessoas. O estilo do jogo é um 2D pixel art não se limitando apenas aos 16 bits. É um estilo nostálgico e bastante familiar com a proposta de um jogo com diversas funcionalidades, mas ainda simples para um jogador novato começar.

Gameplay de Rasek. Fonte: Canal Cateroide, YouTube

TGE: O jogo estava no estande da Nuuvem. Ela já é a publisher do game?

Cerol: A Nuuvem é uma parceria que temos e com que estamos trabalhando para trazer um mercado e economia amigável para dentro do Rasek, aproveitando a vasta experiência em transações e segurança [que a empresa tem] no segmento.

TGE: O Dumativa é responsável pelo jogo. Em que estágio de desenvolvimento ele está?

Cerol: A Dumativa é a empresa que escolhi para fazer o desenvolvimento. Temos algumas pessoas na equipe que trabalharão ao lado da Dumativa a fim de direcionar e dar a minha visão para o Rasek.

Atualmente estamos em um estágio de expansão do jogo. Todo o “básico” já foi concluído, como classes, sistema PVP, multiplayer etc. E estamos fazendo o polimento, a criação das missões, novas cidades, locais de caça e também itens.

TGE: Há quanto tempo o jogo está em desenvolvimento e qual a expectativa de lançamento?

Cerol: Rasek já está em desenvolvimento há quase dois anos. Tivemos algumas mudanças nesse caminho, decidimos quase recomeçar do 0 para garantir nossa visão do que será o Rasek no futuro.

Temos uma previsão de lançamento de um Beta no primeiro semestre de 2025.

TGE: O desenvolvimento está sendo bancado todo por você ou há outros recursos para o financiamento do projeto?

Cerol: Todo o desenvolvimento está sendo feito por mim. Já tivemos oportunidades [de financiamento], porém preferi seguir como está. Estou criando o Rasek por uma questão de sonho e paixão, então prefiro seguir de uma forma que essa visão seja respeitada e eu tenha 100% de certeza que esse sonho se torne realidade da forma que imagino.

TGE: O plano é que seja um MMO gratuito. As microtransações serão a principal fonte de receita?

Cerol: Com toda certeza será gratuito. Só estou aqui hoje porque tive oportunidade de jogar um jogo gratuito. Consegui agarrar essa oportunidade e lutar por ela, por isso quero poder dar a mesma oportunidade para todos que queiram jogar o Rasek, e poderem se divertir e talvez até viver apenas jogando.

No nosso sistema de economia os jogadores poderão vender itens, personagens e fazer dinheiro com isso.

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