Projeto faz alerta a pais sobre uso abusivo de games online por crianças e adolescentes

‘Geração Vegas’ foi desenvolvido pela Vivo e pela Africa Creative, com apoio técnico do CRP-SP
criança, crianças, gamer, abuso
Foto: Canva

Uma plataforma lançada recentemente tem como objetivo ajudar pais de crianças e adolescentes a detectarem e prevenirem “comportamentos excessivo” em jogos online, incluindo gastos com microtransações e dependência. Chamada de Geração Vegas, a plataforma gratuita aposta em recursos informativos, incluindo entrevistas com uma psicóloga, e disponibiliza um “teste” para detectar possíveis problemas.

A plataforma foi desenvolvida pela operadora Vivo e pela agência Africa Creative, com apoio técnico do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP). O objetivo é “contribuir para o uso mais consciente dos jogos online pelo público infantil”, diz a empresa, que cita “estudos globais” indicando que crianças e adolescentes podem estar ficando ansiosos nesses ambientes.

O site cita casos de crianças que gastaram valores exorbitantes em games com microtransações e lootboxes.

VEJA TAMBÉM: Incubadora e pós-graduação em game business da ESPM anunciam parceria

“A Vivo é uma marca que procura criar diálogos construtivos sobre temas contemporâneos e ligados com os desafios da vida digital, por isso queremos também colocar ferramentas à disposição para tornar essa relação com os jogos mais equilibrada e saudável”, explica Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo.

Teste de abuso

Na plataforma, pais e cuidadores podem fazer um teste para descobrir se a criança está jogando além do considerado saudável. Também encontram sugestões e orientações que podem ajudar a dar os primeiros passos para lidar com a situação.

O conteúdo, dizem os envolvidos, foi feito em parceria com Luiza Brandão, psicóloga especialista em comportamento de crianças e adolescentes, que atende famílias que passam por esse problema há sete anos. Ela é pós-graduanda em Psicologia Clínica na Universidade de São Paulo (USP) e estuda os fatores associados ao uso indevido de games entre adolescentes.

Nas redes sociais da marca serão divulgadas imagens, produzidas por inteligência artificial, para chamar atenção para o tema. Será implementada ainda uma estratégia na busca do Google para responder perguntas de pais e familiares sobre o tema.

“É importante entendermos que os videogames podem ser incríveis ferramentas de entretenimento e aprendizagem, porém o seu uso sem cuidados por crianças e adolescentes pode levar a desfechos catastróficos”, diz Luiza Brandão. “É essencial educarmos os pais sobre como eles podem prevenir desfechos problemáticos cuidando do acesso que os filhos terão a essas mídias, levando em conta o momento de desenvolvimento das crianças e adolescentes.”

quadrados alinhados verticalmente ao lado esquerdo da caixa de newsletter

Participe da Era

Assine nossa newsletter
e receba todas nossas atualizações por email.
Obrigado pela sua assinatura! Ops! Algo deu errado... Tente novamente!

Participe da Era

Assine nossa newsletter
e receba todas nossas atualizações
por email.

Obrigado pela sua assinatura! Ops! Algo deu errado... Tente novamente!