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Phil Spencer: Steam e Epic Games no Xbox são uma possibilidade

Em entrevista ao Polygon, executivo cogitou fim do monopólio da Microsoft sobre vendas de jogos no Xbox
Phil Spencer, Xbox, Microsoft
Phil Spencer. Imagem: Reprodução, YouTube

Em entrevista concedida ao site Polygon durante a Game Developer Conference (GDC) e publicada essa semana, o CEO da divisão de games da Microsoft, Phil Spencer, disse que pensa em formas de acabar com o monopólio da venda de jogos no ecossistema Xbox, ou seja, permitir que outras lojas de games atuem dentro do console – como o Steam ou a Epic Games Store, entre outras.

“[Considere] nossa história como empresa dona do Windows. Ninguém piscaria duas vezes se eu dissesse ‘quando você está usando um PC, você decide o tipo de experiência [de compra de jogos] que terá. Há um valor real nisso”, disse Spencer ao site.

De fato, embora a loja do Windows venda jogos para PC de forma direta, é fácil afirmar que outros varejos de jogo digital – como o Steam, da Valve, a Epic Games Store, da Epic, e até a brasileira Nuuvem, são muito mais bem sucedidas nessa missão.

Para Spencer, esse tipo de ecossistema, que é natural no Windows, é benéfico para o jogador. E isso só não acontece nos consoles porque fabricantes como Sony e Nintendo sempre tiveram como prática subsidiar a valor do hardware para lucrar com as licenças de software (os games) no longo prazo.

Mas com o preço de componentes cada vez mais elevados, essa conta não fecha, inclusive porque a venda de consoles desacelerou, diz Spencer. O executivo não cita essa notícia, mas a Sony revisou recentemente suas expectativas de vendas para o Playstation 5, e a própria Microsoft não tem conseguido fazer o Xbox deslanchar em territórios que não os EUA.

Não por acaso a Microsoft tem buscado ampliar sua base potencial de venda de jogos, inclusive os exclusivos, lançando jogos de seus estúdios no Switch e no Playstation.

“[Subsidiar hardware] torna-se mais desafiador no mundo de hoje”, disse ao Polygon. “(…) não sei se isso está fazendo a indústria crescer. Então penso, quais são as barreiras? Quais são as coisas que criam atrito no mundo de hoje para criadores e jogadores? E como podemos fazer parte da abertura desse modelo?”, questionou.

* com informações do Polygon

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