logo the gaming era

América Latina puxa crescimento do mercado de games em 2024, diz Newzoo

Junto com África e Oriente Médio, região terá o maior crescimento. Mercado global vai alcançar US$ 187,7 bi de receita
pc gaming, pc, pc gamer, gamer, jogador, América Latina
Foto: Canva

O mercado global de jogos eletrônicos deve crescer 2,1% em 2024, na comparação ano a ano, atingindo US$ 187,7 bilhões de receita total – e a América Latina se destaca nesse cenário com um dos maiores crescimentos. O número de jogadores no mundo deve chegar a 3,4 bilhões no mesmo período, crescimento de 4,5% no número de pessoas e alcançando 41% da população mundial atual (que é estimada em 8,2 bilhões de pessoas).

Segundo a Newzoo, que divulgou nessa terça-feira (13) seu tradicional relatório Global Games Market Report 2024, o crescimento relativamente modesto ao longo desse ano não deve diminuir a expansão da influência dos games “por todo o extenso cenário de mídia e entretenimento”. Uma versão gratuita do relatório pode ser lida nesse link.

A consultoria diz no relatório que o número de jogadores pagantes deve crescer bem acima da média do mercado, atingindo 5% a mais, ou 1,5 bilhão de jogadores em 2024 – a estimativa para 2027 é chegar a 1,67 bilhão. Ou seja, mais jogadores estão gastando dinheiro em jogos, e o PC é a plataforma que está liderando esse crescimento.

Do bolo total de receita gerada pelo mercado, a projeção da Newzoo é que o mercado de games para PCs cresça acima dos demais, com +4% na comparação ano a ano, alcançando US$ 43,2 bilhões (uma fatia de 23% na pizza). A consultoria diz que isso se deve aos vários lançamentos multiplataforma recentes e à falta de conteúdo novo nos console, entre outros fatores.

O mercado de games mobile segue sendo o maior de todos, com 49% do total, US$ 92,6 bilhões em receita e crescimento de 3%.

newzoo, mercado global, games, 2024
Fonte: Newzoo

Como fica claro no gráfico acima, a única fatia do mercado que deve ter redução em 2024 é a dos consoles, com decrescimento de -1% e receita de US$ 51,9 bilhões. Os consoles respondem por 28% do mercado total, ainda acima dos PCs. Mas a consultoria espera que esse mal momento seja reduzido em 2025, com o lançamento de Grand Theft Auto VI – previsto até aqui somente nos consoles.

Em 2027, a consultoria espera que o mercado total de games no mundo chegue a uma receita de US$ 213,3 bilhões, com crescimento anual médio entre 2022 e 2027 de +3,1%.

América Latina cresce mais

Na divisão das receitas globais por mercado, Ásia-Pacífico e a América do Norte são os mercados dominantes, com US$ 85,9 bilhões e US$ 50,2 bilhões em receita, respectivamente. O problema é que o crescimento das duas regiões fica abaixo da média geral, com +1,5% e +0,6%.

A Europa aparece em terceiro lugar, com US$ 34,8 bilhões em receita estimada e 3,2% de crescimento, superando as anteriores em termos de possível crescimento.

EUA (com US$ 47 bilhões) e China (com US$ 45 bilhões) são os dois mercados dominantes, com 49% de todos os consumidores pagantes ao longo desse ano, ou quase metade do total. Não há dados específicos sobre o Brasil nessa versão do relatório da Newzoo.

Mas é na América Latina, no Oriente Médio e na África que o mercado de games está realmente florescendo, com os maiores crescimentos médios. A América Latina crescerá 6,2% em 2024, alcançando US$ 9,1 bilhões em receita, e Oriente Médio e África devem se aproximar dos dois dígitos, com 8,9% de crescimento e US$ 7,7 bilhões.

quadrados alinhados verticalmente ao lado esquerdo da caixa de newsletter

Participe da Era

Assine nossa newsletter
e receba todas nossas atualizações por email.
Obrigado pela sua assinatura! Ops! Algo deu errado... Tente novamente!

Participe da Era

Assine nossa newsletter
e receba todas nossas atualizações
por email.

Obrigado pela sua assinatura! Ops! Algo deu errado... Tente novamente!