O Kabum anunciou essa semana os vencedores de um hackaton voltado só para mulheres. A iniciativa faz parte de um projeto, o Mulheres no Game, cujo objetivo é incentivar a presença feminina no mundo dos jogos eletrônicos.
A equipe vencedora, chamada 451 (e composta por Aline Miyaki, Claudiana Santos, Maysa Santo, Romênia Ishiyama e Vitória Maciel) trouxe um projeto de reaproveitamento social de componentes de PC. Elas receberam a premiação máxima, de R$ 5 mil.
Os times que ficaram em segundo e terceiro lugar receberam, respectivamente, R$ 3 mil e R$ 2 mil.
A competição foi realizada em parceria com o Hackathon Brasil entre 21 de maio e 4 de junho. Foram mais de 500 inscrições de mulheres de todo o Brasil, com 218 participantes no Discord.
O desafio proposto era criar a melhor solução para promover a representatividade feminina nos games e na tecnologia.
“O novo recorde de participação demonstra o quanto a comunidade feminina é engajada e merece iniciativas que abram espaço para capacitar e apostar em novos talentos”, diz Mayara Machado, coordenadora de marketing do Kabum e uma das idealizadoras do projeto.
A ideia vencedora
A competição foi gratuita para o público feminino de todas as idades e de diversas áreas – foram 95 desenvolvedoras de sistemas, 24 da área de negócios, 73 designers, 10 do setor de marketing e 16 com outros perfis.
Durante o hackathon, 33 projetos foram entregues. As participantes se reuniram em grupos de três a cinco pessoas, e receberam orientação de 16 mentoras de diversas áreas.
O projeto vencedor foi a de um serviço, que começa em uma landing page, para incentivar a doação de peças de computadores antigos, então enviados para o Kabum. Após avaliação dos componentes, reparos, trocas e otimizações (para garantir a qualidade), os PCs montados seriam então destinados para projetos sociais ou de incentivo à presença feminina no setor.