A Sony promoveu essa semana não um, mas dois executivos para assumir os papeis que eram de Jim Ryan, notório executivo líder da divisão PlayStation que se aposentou há cerca de dois meses. O holandês Hermen Hulst, então líder de PlayStation Studios e conhecido pela liderança da Guerrilla (da série Horizon), e Hideaki Nishino, então vice-presidente de estratégia de produtos da Sony Interactive Entertainment nos EUA, vão dividir a posição a partir de 1º de junho.
Na prática, os dois executivos vão liderar divisões distintas da empresa. Enquanto Hulst vai assumir posição de liderança na área de desenvolvimento de games, Nishino será uma liderança de perfil mais corporativo.
Hulst vai continuar supervisionando o desenvolvimento de jogos como diretor executivo do negócio de estúdios da Sony Interactive. Essa divisão – formalmente chamada de Studio Business Group – inclui todas as equipes internas de PlayStation, além das propriedades intelectuais da empresa em outras mídias, incluindo TV e cinema.
Em publicação no LinkedIn (ver abaixo), o executivo disse que vai “continuar trabalhando ao lado de equipes e estúdios incrivelmente talentosos para continuar forçando os limites dos jogos e entregando experiências de entretenimento inesquecíveis”.
Já Nishino, que é japonês mas fez carreira na Sony nos EUA, será o presidente da plataforma de negócios da Sony – ou Platform Business Group – que inclui hardware, tecnologia, acessórios e a PlayStation Network, além do relacionamento com editoras third-party.
Ambos vão responder Hiroki Totoki, que vinha ocupando interinamente o cargo de CEO da Sony Interactive Enterteinment desde a aposentadoria de Jim Ryan, que deixou o cargo definitivamente no fim de março. Totoki também é presidente, COO (diretor de operações) e CFO (diretor financeiro) da Sony Group Corporation.
A missão das duas lideranças será manter o negócio de videogames da Sony lucrativo após um período de demissões e lucratividade baixa. PlayStation responde atualmente pela maior parcela do faturamento da Sony, outrora uma gigante de eletrônicos de todos os tipos, mas o último trimestre foi de queda nas expectativas de vendas da empresa.
Além disso, o custo de produção de jogos AAA é cada vez maior, o que sem dúvida será um desafio para ambos.
* com informações da Bloomberg e do GamesIndustry