Golpes online usam Subway Surfers, Minecraft e Roblox como iscas

Ataques de phishing usando jogos populares cresceram 30% no primeiro semestre de 2024, alerta Kaspersky
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Subway Surfers. Imagem: Reprodução

Um relatório divulgado recentemente pela empresa de cibersegurança Kaspersky indica que o número de pessoas afetadas por golpes online usando jogos infantis populares como iscas aumentou em 30% no primeiro semestre de 2024. A comparação é com o mesmo período de 2023.

No Brasil, o jogo mobile Subway Surfers, da SYBO Games, é um dos mais usados em armadilhas feitas para roubar dados pessoais dos jogadores. Minecraft (Mojang), Roblox (Roblox Inc.) e Among Us (InnerSloth) também são muito usados em golpes do tipo.

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A empresa diz ter descoberto no período que mais de 132 mil pessoas foram alvos de cibercriminosos que utilizam jogos populares como iscas. As soluções da Kaspersky detectaram mais de 6,6 milhões de tentativas de ataques do tipo.

Como acontece?

No Brasil, uma página de phishing foi descoberta explorando a marca Subway Surfers. A página emula uma versão falsa do jogo rodando em navegador web. Na tela inicial, a vítima precisa se registrar e fazer um depósito como forma de aposta. O objetivo é aumentar o valor apostado em cinco vezes, o que atrai os jogadores.

Para realizar o depósito, precisa informar nome e CPF, que podem ser usados para roubos e fraudes financeiras. O problema é que o jogo original que roda em dispositivos móveis não envolve apostas ou valores financeiros – Subway Surfer é um free-to-play clássico de celular.

“Durante a nossa investigação, notamos que os ataques a crianças estão se tornando um vetor comum das atividades dos cibercriminosos. É fundamental educá-las sobre práticas online para aumentar a segurança dos pequenos”, diz Fabio Assolini, diretor da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky para a América Latina.

A Kaspersky recomenda que os pais ajudem as crianças a criarem senhas fortes e usarem gerenciadores de senha para acessarem games online. E que as crianças sejam educadas e conscientizadas sobre os riscos que podem enfrentar online.

O relatório completo sobre as ameaças a jogadores está disponível (em inglês) nesse link.

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