A Video Game Insights, plataforma britânica que explora dados públicos a respeito do mercado global de jogos eletrônicos, lançou no começo dessa semana um relatório sobre os games indie, o Global Indie Games Market Report 2024. O estudo – que pode ser baixado gratuitamente na íntegra nesse link – revelou que 98,9% dos jogos lançados em 2024 na loja da Valve, o Steam, eram independentes, assim como 58% das unidades vendidas.
Em termos de receita, essa “explosão” de indies significou que os jogos independentes arrecadaram quase a mesma receita dos jogos AA e AAA. Dos US$ 8,3 bilhões em vendas no Steam até o dia 30 de setembro, 48% – ou US$ 3,98 bilhões – foram obtidas por jogos independentes, enquanto os demais 52% vieram de jogos mainstream. Isso deve significar um crescimento de 82% na receita obtida pelos indies até o fim do ano, segundo a projeção do relatório.
O número de jogos lançados também é o mais alto da história. Foram 12,9 mil jogos independentes colocados no Steam até setembro. Se o ritmo for mantido até o fim do ano, serão 16,2 mil jogos, ou 18% mais do que o número de 2023. O número de unidades vendidas também deve crescer 33% em 2024, chegando a 381 milhões.
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Na série histórica, essa é a maior proporção que os jogos indies já representaram em termos de lançamento no Steam, assim como é o um recorde de receita – em 2023 os indies abocanharam “apenas” 31% da receita gerada no Steam. Agora são 48% – mais que o dobro obtido em 2018, quando era 24% da “pizza” total.
Segundo a plataforma, 2024 observou o lançamento dos games indies mais bem sucedidos de todos os tempos, incluindo Black Myth: Wukong com 20,6 milhões de unidades vendidas, e Palworld, com 20,1 milhões. Manor Lords (3,3 milhões de unidades), Enshrouded (3 milhões) e Content Warning (3 milhões) também se destacaram.
O estudo destaca que os jogos indies atuais muitas vezes rivalizam com jogos AA e AAA – como é o caso de Black Myth: Wukong, que foi publicada pela própria desenvolvedora (a chinesa Game Science) e teve US$ 70 milhões de orçamento. No entanto, sozinho, o “jogo do macaco” deve ultrapassou US$ 1 bilhão em faturamento somente no Steam – o jogo também foi lançado para PlayStation, onde também foi um sucesso, e deve chegar ao Xbox no futuro.
Maturidade dos estúdios
Outro achado interessante do estudo é que o mercado de games independentes também está ficando mais maduro. Em 2023, mais de 4,5 mil estúdios que publicaram seus games no Steam estavam pelo menos em seu terceiro jogo, aumento de 15% com relação a 2022. Apesar disso, a maioria absoluta (6,6 mil estúdios) estava lançando seu primeiro game no ano passado.
Mas a maturidade compensa bastante. Segundo o estudo, os estúdios mais experientes faturaram por jogo, em média, cerca de US$ 209 mil, enquanto os menos experientes (aqueles que lançaram o primeiro game) ficaram com cerca de US$ 120 mil em receita por título.