De maneira geral, nós somos seres muito sociais, e essa característica é extremamente exacerbada em atividades em grupo, principalmente as que envolvem algum tipo de disputa. Da Copa do Mundo da FIFA a uma sessão de Mario Kart no final de semana, praticamente qualquer tipo de competição é extremamente engajante.
Não à toa, os eSports saltaram de popularidade nos últimos anos, com cada vez mais pessoas buscando acompanhar, mesmo que sem entender muito num primeiro momento. A dinâmica é praticamente a mesma quando começamos a assistir qualquer esporte convencional mais distante da nossa realidade, como baseball ou futebol americano.
Ao perceber o amor e dedicação de parentes e amigos por aqueles jogos, ficamos instigados, seja para entender a razão de todo aquele amor, seja para simplesmente saber mais sobre a atividade em si. Quando nos damos conta, já estamos completamente envolvidos, assistindo campeonatos, torcendo por times e atletas e, eventualmente, até nos arriscando em uma ou outra partida casual.
Porta de entrada para novos gamers
Nesse ponto, League of Legends é um dos jogos mais populares da atualidade, dentro e fora do cenário dos eSports. Ainda no primeiro split do CBLoL 2024 (Campeonato Brasileiro de League of Legends), a audiência atingiu pico de mais de 215 mil espectadores simultâneos. Considerando que a média de audiência do Mundial é de 1,3 milhão por partida, o feito é extremamente impressionante para um torneio regional.
Não é exatamente claro quanto dessa popularidade é consequência ou catalisador do aumento dos gamers no Brasil. No entanto, fato é que 85% dos entrevistados da última Pesquisa Game Brasil têm nos games sua principal forma de lazer, com a maioria desses usuários têm mais de 25 anos.
Como parte da identidade gamer está em engajar sempre mais com seus hobbies, e parte da nossa natureza é buscar formas coletivas de fazê-lo, o esperado é que os torneios de eSports cresçam ainda mais nos próximos anos.
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Contudo, quem ainda lidera em termos de popularidade é, sem dúvidas, Counter-Strike, que nasceu como um jogo de lan houses e hoje movimenta alguns dos maiores torneios esportivos da atualidade. A edição do Intel Extreme Masters (IEM) Rio 2023 atingiu mais de meio milhão de espectadores em mais de uma ocasião, com a final acumulando 557.225 espectadores simultâneos.
Com mais de 28 milhões de espectadores únicos, entre homens, mulheres, crianças, jovens e adultos, e total 21 milhões de horas assistidas, o IEM Rio 2023 se tornou um dos torneios de maior sucesso da ESL FACEIT Group (EFG) na América Latina. Sendo assim, nada mais natural que trazer o IEM para o Brasil novamente em 2024.
Marcado para ocorrer entre 7 e 13 de outubro na Farmasi Arena, o IEM Rio 2024 irá reunir 16 das melhores equipes de CS2 do mundo. Além dos US$ 250 mil de premiação, a etapa conta na corrida pelo título do Intel Grand Slam V, entregue à equipe que vencer ao menos um torneio EPT Championship e os três EPT Masters, com premiação de US$ 1 milhão.
Falar com a comunidade é deixar sua marca
Movimentar essa quantia em prêmios, sem mencionar as receitas geradas pelos próprios eventos, é sem dúvidas um marco da relevância que os eSports atingiram. Tanto por isso, seja no CS2, LoL ou outros games, times como a LOUD, paiN e Black Dragons são exemplos claros de como se valer dessa visibilidade para promover seus respectivos jogos, comunidades, torneios, produtos gamers e, naturalmente, parcerias.
O número de patrocinadores em campeonatos de eSports só cresce, com marcas que, originalmente, nada tinham a ver com games lançando campanhas e produtos exclusivos durante esses eventos. Por mais que isso pareça oportunismo, é importante lembrar que até bem pouco tempo atrás, ser gamer poderia até ser motivo de piada entre grupos “descolados”.
Ver marcas conhecidas se associando diretamente a esses universos cria, imediatamente, um senso de pertencimento para quem por tanto tempo se sentiu excluído por gostar de games.
Em paralelo, para quem ainda não faz parte dessa comunidade, essas mesmas ações popularizam o universo dos jogos, potencialmente quebrando alguma resistência que ainda restava, atraindo ainda mais fãs para esses universos.