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Epic lança portal de publicação da Fab, substituta da loja do Unreal

Migração completa acontecerá até o fim de outubro. Fab também vai unificar ativos vendidos no Sketchfab, Quixel e ArtStation
epic games, fab

A Epic Games anunciou nessa terça-feira (17) que disponibilizou acesso de desenvolvedores, estúdios e publishers ao Portal de Publicação para o Fab, marketplace de conteúdo da empresa que unifica recursos antes distribuídos no Unreal Engine Marketplace, Sketchfab Store, Quixel e ArtStation Marketplace. A Fab substituirá a loja do Unreal Engine em outubro.

A promessa da Epic é que o novo marketplace atenda criadores digitais de diversas indústrias, incluindo games, VFX, animação, simulação, design, arquitetura, moda e outras. A expectativa é reunir criadores em um único lugar para “encontrar, publicar e compartilhar” ativos digitais.

A promessa é que os criadores que publiquem na nova loja recebam 88% da receita da venda (com 12% ficando para a Epic) a partir de 2025. Até o fim desse ano o repasse será de 100%.

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O Fab estará de fato disponível ao público em “meados de outubro”, mas o cronograma de implementação começa agora, com o lançamento do portal. “Convidamos os criadores da Loja da Unreal Engine para migrar seus produtos para a Fab usando o Portal de Publicação da Fab”, escreve a empresa no blog post de anúncio da novidade.

No começo de outubro será lançada uma ferramenta de migração para que novos editores possam se inscrever e carregar conteúdo nativo do Sketchfab. Segundo a empresa, o ArtStation Marketplace continuará funcionando como hoje, com o objetivo de permitir que os criadores transfiram produtos para a Fab em 2025.

A novidade havia sido anunciada pela empresa em 2023, durante Game Developer Conference (GDC) como sucessora da loja do motor Unreal como forma de unificar ofertas de ativos digitais (assets) para criadores de várias indústrias.

Recursos de lançamento

Segundo a Epic, a Fab oferece já no lançamento suporte a diversas engines e plataformas, incluindo Unreal e Unity, mas com outras em breve. Blender, Maya, Cinema 4D e Adobe Substance 3D também serão compatíveis. A promessa é que a loja esteja integrada totalmente com Unreal e UEFN, o que deve permitir aos criadores acessar conteúdo na Fab sem sair do editor.

A loja já conta com “ampla variedade de tipos de ativos”, diz a empresa, incluindo modelos 3D, ativos 2D para engines de jogo, ambientes, áudios, ferramentas e plugins em vários formatos.

A empresa também promete diversos tipos de licença para que os vendedores disponibilizem produtos para compra em diferentes valores para uso individual e profissional – e até gratuito. Outra promessa é que os criadores possam decidir se seus produtos poderão ou não ser usados para treinar programas de IA generativa.

“Nós continuaremos adicionando funcionalidades avançadas, novos conteúdos e integrações com ferramentas de criação de conteúdo proprietárias e de terceiros. Durante o desenvolvimento da Fab, planejamos apresentar novos formatos de arquivo, incluindo ativos de Minecraft e Roblox, acesso a MetaHumans, um novo sistema de avaliações e revisão, perguntas frequentes sobre produtos e novas análises para melhorar a experiência do editor”, promete a empresa.

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