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Saiba tudo: Epic Games detalha versão 5.4 do Unreal Engine na GDC 2024

Novo jogo da Marvel com ‘MetaHumans’ e lançamento do recurso para criadores de Fortnite também foram anunciados
marvel 1943, epic games
Imagem de Marvel 1943, da Skydance, rodando em Unreal 5.4. Imagem: Reprodução, YouTube

A Epic Games costuma ser uma presença importante na Game Developers Conference (GDC) por conta, naturalmente, do Unreal Engine. Não foi diferente na edição de 2024, em que a empresa realiza desde quarta-feira (20) painéis sobre os recursos embutidos na nova versão de seu motor gráfico, o Unreal Engine 5.4, ainda em preview.

Com versão completa prevista para lançamento no fim de abril, a UE 5.4 promete melhorias de desempenho de renderização, incluindo atualizações no Nanite, que promete fidelidade visual maior sem aumentar os recursos de hardware necessários. A forma de fazer animação também foi aprimorada, diz a Epic, graças a um recurso chamado “correspondência de movimento”, que promete facilitar a forma de movimentar personagens.

É o mesmo recurso que tem sido usado em Fortnite desde o lançamento do Capítulo 5. Veja:

A Epic também prometeu lançar, ainda esse ano, uma amostra gratuita de projeto de aprendizado que inclui mais de 500 animações de jogos AAA criadas a partir de captura de movimentos. Designers de som também receberão recursos, incluindo uma nova ferramenta de criação de perfil e Audio Insights.

UE 5.4 em novo jogo da Marvel

Para ilustrar as capacidades da nova versão do motor gráfico, a Epic anunciou um novo jogo da Skydance New Media, estúdio fundado pela premiada Amy Hennig, conhecida pelas séries Soul Reaver, da Crystal Dynamics, e Uncharted, da Naughty Dog. O game, chamado Marvel 1943: Rise of Hydra, recebeu uma demonstração cinematográfica e de ferramentas de renderização em tempo real para destacar as funcionalidades da versão 5.4.

Na demo, segundo as empresas envolvidas, estão presentes recursos como o Nanite Tessellation para fidelidade visual e riqueza de detalhes nas cenas; e os Volumes Heterogêneos, que renderizam ativos com qualidade cinematográfica e autossombreamento, com volumes lançando sombras em superfícies rígidas e combinados com outros efeitos translúcidos, como neblina e partículas.

Também foram usados recursos recentes do Unreal, como o MetaHuman e o MetaHuman Animator, para transformar performances de atores em personagens animados digitais realistas.

Também participaram do State of Unreal a Funcom (de Dune: Awakening), a Zynga’s Natural Motion Games (de Star Wars: Hunters) e o Chrono Studio (de Chrono Odyssey).

MetaHuman em Fortnite

Recursos lançado pela Epic há alguns anos para Unreal capaz de criar personagens extremamente realista com pouco esforço por parte dos desenvolvedores, o MetaHuman agora também chega para o editor de Fortnite (o chamado UEFN). Com ele é possível criar e animar personagens para ilhas de Fortnite usando o MetaHuman Creator e o MetaHuman Animator.

Enquanto o MetaHuman Creator permite produzir humanos digitais realistas e animados prontos para uso UEFN ou na Unreal Engine “em minutos”, conforme promete a Epic, o MetaHuman Animator transforma imagens capturadas de um iPhone ou câmera estéreo em animação facial de alta qualidade. Essa animação facial pode ser aplicada a qualquer personagem do MetaHuman ou Fortnite disponível no UEFN.

A demonstração começa no exato ponto do vídeo abaixo:

Epic Games Store mobile

A Epic também falou, durante o evento, do plano de lançar a Epic Games Store em dispositivos móveis com Android (do Google) e iOS (da Apple). O objetivo é lançar a loja ainda esse ano, disse a empresa.

A Epic Games Store e Fortnite estão fora do ecossistema iOS desde 2021, quando a fabricante do iPhone tirou os produtos do ar por supostamente violar regulamentos da Apple Store. Depois de mudanças de regulação na União Europeia e uma balha judicial, o jogo da Epic poderá retornar ao iOS em breve.

Leia também: Epic Store no PC fatura US$ 950 mi em 2023

Segundo a Epic, a A EGS será “a primeira loja multiplataforma focada em jogos” e estará disponível, além dos dispositivos móveis, para Windows e macOS.

A promessa é que desenvolvedores de dispositivos móveis se obedeçam as mesmas regras e obtenham os mesmos benefícios da versão PC: taxa de 12% e possibilidade de manter 100% com os meios de pagamento da Epic.

“Mais novidades em breve!”, prometeu a dona de Fortnite.

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