Uma das ferramentas mais simples e usadas por quem quer começar a criar jogos eletrônicos (ao invés de simplesmente jogá-los) é o GameMaker. Criado no fim dos anos 1990 e aprimorada pela YoYo Games desde então, a ferramenta pertence ao Opera – aquela dos navegadores – desde 2021, quando foi comprada por cerca de US$ 10 milhões.
A GameMaker é gratuito e promete reduzir barreiras de entrada para quem quer desenvolver games com recursos “fáceis e intuitivos”. Não por acaso ele é muito utilizado em escolas e outros ambientes que buscam aliar aprendizado e games. O Opera GX, navegador voltado para gamers da Opera, oferece a ferramenta.
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Apesar de simples e “amarrado”, segundo alguns desenvolvedores mais experientes, o GameMaker é a base para alguns jogos de bastante sucesso. Chicory (de Greg Lobanov), Katana Zero (do estúdio Askiisoft) e Forager (HopFrog) são alguns deles.
Gabriel Gonçalves, também conhecido como Gagonfe, é um desenvolvedor brasileiro de 23 anos que tem alguns jogos de sucesso no portfólio — seis deles estão disponíveis na GX.Games, loja virtual do Opera GX. Abaixo você pode conferir algumas dicas dadas por Gagonfe para começar (e aprender).
1. Baixar o GameMaker
A GameMaker é uma engine de jogos com opção de plano gratuito que oferece tutoriais, assets e a opção de publicar jogos em todas as plataformas usando o mesmo código de programação. Segundo Gagonfe, o GameMaker é “surpreendentemente simples para começar, mesmo que você não tenha nenhum conhecimento de programação”.
O link para baixar a ferramenta é esse.
2. Não tenha medo
Segundo o dev brasileiro, criar jogos é tão difícil quanto parece e o GameMaker facilita o processo. É possível desenvolver jogos sem experiência e formação acadêmica, o que não significa que não há muito para aprender ao longo do caminho.
3. Sem pressão
Se o objetivo do desenvolver iniciante for ganhar dinheiro rápido, a frustração surgirá, diz Gagonfe. Iniciantes precisam ir com calma e aproveitar as lições oferecidas pela plataforma. Um passo de cada vez.
“Para começar, eu não estava tentando viver do desenvolvimento de jogos. (…) Sinto que ficaria frustrado rapidamente se esse fosse meu objetivo desde o início, porque não é algo que vem tão naturalmente. Novamente, é um processo muito longo e se você só conseguir pensar no objetivo final, não será capaz de superar os pequenos obstáculos que estão logo à sua frente”, diz.
4. Seja disciplinado
Algumas pessoas têm meia hora no dia para aprender, outras um dia todo. O GameMaker oferece tutoriais para que iniciantes produzam o primeiro jogo em 15 minutos, mas é preciso perseverança, principalmente para ideias mais complexas.
5. Nunca pare de aprender
Para ficar bom é preciso se preparar para aprender sozinho e continuar aprimorando habilidades o tempo todo, diz o desenvolvedor. “Você terá que estudar muito. Há muitas coisas para aprender no desenvolvimento de jogos, do marketing à localização, do comportamento dos inimigos ao ambiente, das entradas aos menus, da interface do usuário à jogabilidade”, diz Gagonfe.