Cipsoft, de Tibia, reduz jornadas de trabalho em 20% como estratégia criativa

Devs podem usar tempo extra para projetos pessoais. Política da publisher alemã busca incentivar criação de IPs
Benjamin Zuckerer, Lucas Toso, Stephan Vogler, Cipsoft
Da esquerda: Benjamin Zuckerer, Lucas Toso e Stephan Vogler. Foto: Georgia Leopoldi, TOP

Entre palestras, dezenas de entrevistas e filas enormes para tirar fotos, um dos criadores do lendário MMORPG Tibia e um dos atuais diretores da Cipsoft visitaram o Brasil durante a Gamescom Latam 2024. O objetivo era falar sobre o novo jogo da empresa, Persist.

O jogo, segundo os desenvolvedores, não é só mais um shooter misturado com survival, mas sim um MMORPG, como Tibia. Só que agora 3D e com zumbis, pontapé de um novo modelo de negócio da Cipsoft.

“O que temos na nossa empresa é que todo funcionário pode usar 20% do seu tempo para trabalhar em projetos em que eles acreditam, então existem múltiplos times de pessoas fazendo jogos novos e protótipos”, contou o diretor e criador de Persist, Benjamin Zuckerer.

Benjamin Zuckerer, Lucas Toso, Stephan Vogler, Cipsoft
Toso conversa com Zuckerer e Vogler durante a Gamescom Latam. Foto: Georgia Leopoldi, TOP

Depois de mais de 25 anos de sucesso contínuo com Tibia e projetos secundários fracassados como LiteBringer (tentativa de jogo cripto), a Cipsoft agora parece acreditar em um regime de trabalho mais flexível pra seus desenvolvedores como possível caminho de negócios.

Muito mais que zumbis

Persist surgiu durante a pandemia como projeto paralelo de Benjamin e outros devs da Cipsoft. Alguns anos depois, foi apresentado para a diretoria do estúdio, que gostou da ideia e resolveu apostar no jogo.

“Damos muita liberdade para eles [os desenvolvedores] decidirem que tipo de jogos querem fazer, senão eles não o farão tão apaixonados quanto deveriam”, acrescentou Stephan Vogler, um dos criadores de Tibia e fundadores da Cipsoft, que também veio ao Brasil.

Trailer de anúncio de Persist Online. Vídeo: Cipsoft

Persist vem sendo desenvolvido por uma equipe de 14 joguinistas da Cipsoft, que atualmente conta com mais de 80 funcionários. E não é o único jogo em produção nesta política de 20% do tempo da empresa.

“Estamos gostando de observar esses quatro times trabalhando em suas ideias. Espero que a gente possa mostrar algo nos próximos meses”, completou Vogler.

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