O novo capítulo da longeva saga da Ubisoft, Assassin’s Creed Shadows, anunciado nessa quarta-feira (15), está sendo desenvolvido por nada mais nada menos que 16 estúdios diferentes da publisher francesa. O desenvolvimento é coordenado pela Ubisoft Quebec, que fica no Canadá, mas a lista total dos envolvidos inclui outras estruturas na América do Norte, Europa e Ásia, em 10 países diferentes.
A Ubisoft tem sete estúdios no Canadá, sendo que dois estão nominalmente envolvidos no projeto. Além de Quebec, estúdio responsável pelo elogiado Assassin’s Creed Odyssey, aparece na lista a Ubisoft Montreal. São cerca de 5 mil funcionários canadenses na força de trabalho total da Ubisoft no mundo – que ultrapassa 20 mil pessoas.
A lista completa de estúdios de apoio envolvidos no novo Assassin’s Creed é a seguinte, conforme indicado no site oficial do game e comunicados enviados para a imprensa:
- Ubisoft Belgrado (Sérvia)
- Ubisoft Bordeaux (França)
- Ubisoft Bucareste (Romênia)
- Ubisoft Chengdu (China)
- Ubisoft Kiev (Ucrânia)
- Ubisoft Manila (Filipinas)
- Ubisoft Montpellier (França)
- Ubisoft Montreal (Canadá)
- Ubisoft Odessa (Ucrânia)
- Ubisoft Osaka (Japão)
- Ubisoft Pune (Índia)
- Ubisoft Xangai (China)
- Ubisoft Singapura (Singapura)
- Ubisoft Sófia (Bulgária)
- Ubisoft Tóquio (Japão)
Japão imperial
Assassin’s Creed Shadows deve ser lançado em 15 de novembro, e estará disponível para PlayStation 5, Xbox Series, PC (na Ubisoft Store e Epic Games Store) e Macs com Apple Silicon. Assinantes do serviço Ubisoft+ devem ter acesso ao jogo três dias antes do lançamento oficial.
O jogo promete transportar os jogadores para o Japão feudal durante o período conhecido como Sengoku. O país vivia um período de guerras de unificação lideradas por Oda Nobunaga, daimiô conhecido pela brutalidade e que viveu entre 1534 e 1582. À época, o país vivia uma onda de agitação e insurreições políticas em parte influenciadas pela presença portuguesa.
Os protagonistas do game são Naoe, uma assassina shinobi da província de Iga, e Yasuke, um samurai baseado em personagem histórico real muitas vezes lembrado como o único samurai negro da história do Japão. Historiadores afirmam que ele provavelmente foi um homem escravizado moçambicano que chegou ao país servindo religiosos portugueses antes de ser recrutado por Nobunaga.
A Ubisoft promete dois estilos de jogo complementares, com progressão, habilidades, opções de armas e estatísticas diferentes para os dois protagonistas. Também promete um vasto mapa de mundo aberto com grande variedade de paisagens, com mudanças de clima e estações.
O primeiro trailer do gameplay do jogo é prometido para junho.