Crianças e adolescentes: 71% da ‘geração alfa’ joga; Roblox é game preferido

Estudo do Grupo Alexandria indica oportunidades de interação entre marcas e público jovem no ambiente digital
criança, adolescente, games, jogos eletrônicos, lgpd, privacidade, segurança
Foto: Canva

Roblox (68%), Minecraft (57%) e Mario (23%) são os títulos mais citados pela chama geração alfa quando se trata de videogames. É o que revela um estudo divulgado recentemente pelo Grupo Alexandria, consultoria de branding e estratégia de marca que atua no Brasil, Argentina, México, Estados Unidos e Reino Unido.

Foram ouvidos 1,6 mil pais e responsáveis por crianças e adolescentes da geração alfa, além de especialistas em diversos países. Os membros dessa geração são geralmente enquadrados como nascidos a partir de 2010, ou seja, são adolescentes ou crianças. Apesar disso, eles já consomem enorme parcela de conteúdo digital, inclusive jogos.

O estudo foi divulgado em dezembro porque, no período, começam as férias escolares, quando eles costumam consumir ainda mais conteúdo digital. Quase a totalidade (98%) dos pesquisados tem acesso à internet, e 71% utilizam celulares, tablets e computadores para jogar.

LEIA AINDA: Consentimento e privacidade: a proteção das crianças nos jogos eletrônicos

Segundo o Grupo Alexandria, isso abre oportunidades para marcas se conectarem com essa audiência.

“Durante as férias escolares, geralmente, as crianças têm mais acesso aos smartphones e, consequentemente, jogos e redes sociais. Ambos os casos estamos falando de uma geração onde o real e digital se encontram em uma nova experiência e requerem das marcas uma nova forma de se fazerem presentes”, diz em comunicado Carolina Belingieri, CEO do Grupo Alexandria no Brasil.

Segundo o estudo, no Brasil 63% das crianças se focam em games no período de férias, sendo que a maioria (70%) preferem jogos distribuídos digitalmente em dispositivos móveis. Jogos educacionais são mais comuns entre crianças de 8 a 10 anos (33%) do que entre as de 11 a 13 anos (23%).

Além disso, 55% das crianças seguem influenciadores digitais, e 22% das compras são diretamente influenciadas por essas recomendações, tornando jogos e criadores de conteúdo “ideais para campanhas direcionadas”, diz a empresa. Segundo o estudo, 66% das crianças gostam de experiências digitais que mesclem entretenimento e aprendizado.

quadrados alinhados verticalmente ao lado esquerdo da caixa de newsletter

Participe da Era

Assine nossa newsletter
e receba todas nossas atualizações por email.
Obrigado pela sua assinatura! Ops! Algo deu errado... Tente novamente!

Participe da Era

Assine nossa newsletter
e receba todas nossas atualizações
por email.

Obrigado pela sua assinatura! Ops! Algo deu errado... Tente novamente!