Mais do que um campeonato de um jogo mobile de futebol, o que naturalmente atrairia atenção no Brasil, a etapa do LATAM Snapdragon Mobile Challenge 2024, realizada em São Paulo, capital, ao longo do último fim de semana, serviu de grande laboratório. Foi a primeira vez que a alemã ESL organizou um evento presencial de EA Sports FC Mobile, jogo da Electronic Arts que contabiliza mais de 500 milhões de downloads e “dezenas de milhões” de usuários ativos mensais.
Também foi a estreia desse jogo na série de campeonatos da ESL patrocinada pela Qualcomm. O evento aconteceu no Komplexo Tempo, no tradicional bairro paulistano da Mooca, e deu espaço também para ativações de dois patrocinadores já tradicionais no cenário: a DHL e a Monster Energy.
“Estamos testando [o evento] na América Latina pela primeira vez. Se der certo, podemos levar para outros lugares”, explica Michael Kiefer, gerente de produto sênior da divisão mobile do ESL FaceIT Group, em entrevista concedida ao The Gaming Era alguns dias antes do evento.
As classificatórias abertas online ocorreram durante o mês de novembro para os países da América Latina. Os 12 melhores jogadores participaram das finais presenciais em São Paulo.
Segundo a organização do evento, foram “centenas” de fãs acompanhando a disputa no presencial, e mais de 5 mil remotamente. A etapa de qualificação, segundo o executivo da ESL, já havia sido “muito bem-sucedida”, e “melhor do que esperávamos”. O que se deve, segundo Kiefer, ao interesse que o futebol desperta na América Latina.
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“A EA tem grande ‘fã base’, mas o [EA Sports FC] mobile é muito novo. É o primeiro evento desse tipo no Brasil, e talvez ainda não tenha havido tanto tempo para formar times. Estamos sendo muito realistas”, disse o gerente sobre a expectativa de público. “Mas geralmente as expectativas são positivas. O Brasil e a América Latina de modo geral são grandes fãs de futebol.”
O executivo garante que o suporte da Electronic Arts foi “muito grande”, o que significou um trabalho intenso por parte de streamers e influenciadores do jogo para a fase de qualificação entre jogadores da América Latina. E que tanto EA quanto ESL já olham para próximas edições porque “há grandes mercados para explorar”.
Ele também ressalta que eventos presenciais para audiências como a de EA Sports FC Mobile, considerada mais jovem que a das versões do jogo para PC e consoles, é uma oportunidade para envolver as famílias. “Gaming é uma nova forma de socialização, de as pessoas andarem juntos, estarem online com os amigos. E os eventos funcionam como forma de encontro na vida real”, opina.
Além da competição e das ativações, o fim de semana do evento teve torneios amadores com participação do público, que pode jogar e ganhar prêmios – inclusive pontos para ser usados no game.
Resultados
A decisão do torneio ocorreu no domingo (15), após uma série de jogos que começou no sábado (14). O vencedor foi Lucas ‘Lucaskkj’, que levou para casa o título e US$ 6 mil em prêmios. Ele faz parte da equipe R10, fundada pelo ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho.
A final foi disputada contra o colombiano Steven. Os dois já tinham sido destaque nas classificatórias regionais e fizeram um jogo “melhor de cinco”, com o brasileiro vencendo em três jogos. Steven, pela segunda posição, levou US$ 3 mil. A premiação total distribuída foi de US$ 20 mil.