Se os games são cada vez mais interpretados pelo mercado como uma nova mídia, então a descoberta da Comscore divulgada recentemente parece bastante natural. Um estudo feito na América Latina pela empresa de medição de audiência digital revelou que a receptividade dos gamers brasileiros à publicidade in-game aumentou.
Mais de 65% dos jogadores relataram já terem visto anúncios em jogos, especialmente em formatos como inserção natural, ou product placement (66%); anúncios que oferecem prêmios no jogo, ou rewardeds (61%); e patrocínios (65%). Esses tipos de anúncios, quando contextualizados com o ambiente do jogo, são mais bem aceitos pelos gamers pois não interrompem a experiência de jogo, diz a Comscore.
O estudo também apontou que mais de 70% dos espectadores de esportes eletrônicos (eSports) passaram mais de uma hora em uma única transmissão de live streaming. E que grande parte se envolve com o conteúdo publicitário durante as transmissões, contanto que seja relevante e ofereça recompensas.
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“O universo dos games evoluiu de um nicho de entretenimento a um dos maiores mercados digitais globais, se consolidando como uma plataforma única de engajamento para marcas que buscam alcançar consumidores de alto valor, especialmente entre as gerações Y e Z”, diz em comunicado Ingrid Veronesi, country manager da Comscore.
Para a executiva, empresas que investirem em publicidade “integrada ao contexto gamer” terão oportunidades de engajamento e fidelização, “impulsionando o impacto das campanhas para uma experiência mais profunda e interativa.”
O estudo foi realizado com brasileiros entre 18 e 65 anos: 44% mulheres e 56% homens, sendo que 37% jogam há mais de 10 anos. O gamer típico, segundo o estudo, é um influenciador ativo em compras, com 90% afirmando que são responsáveis pela maioria das decisões de consumo em suas casas.
Segundo a Comscore, o valor do mercado gamer na América Latina é de aproximadamente US$ 10 bilhões, e a região concentra cerca de 8% dos gamers e da receita mundial do setor. O estudo – chamado Explorando o Universo Gaming no Brasil – pode ser baixado nesse link.
Perfil do gamer brasileiro
Segundo o estudo, aproximadamente 66% dos entrevistados brasileiros são proprietários de imóveis e 53% são casados. 65% têm filhos. Mais da metade dos jogadores são millennials (55%), ou seja, tem entre 25 e 40 anos, seguidos pela geração X (24%) e pela geração Z (14%).
A análise da Comscore também mostra que 40% dos gamers brasileiros estão dispostos a investir mais de R$ 200 em um novo jogo, enquanto outros 49% combinam a experiência com jogos gratuitos e pagos.
O smartphone aparece como dispositivo mais popular para jogar (98% dos gamers possuem um), seguido por computadores (94%) e consoles conectados à internet (70%). Segundo a Comscore, o comportamento multicanal mostra potencial para o desenvolvimento de estratégias de publicidade direcionadas, considerando que 55% afirmaram jogar regularmente em mais de uma plataforma.