A federação de sindicatos de atores e dubladores dos EUA, a SAG-AFTRA, anunciou que a greve que paralisou parte da indústria de games continuará, mesmo após o retorno das negociações com grandes empresas do setor. Foram três dias de negociações com Activision, EA, Insomniac e Take-Two, entre outras empresas, mas “não houve avanços significativos”, disse o sindicato.
A greve começou em julho e foi autorizada após 18 meses de negociações frustradas, diz o sindicato. O principal motivo alegado para a paralisação é a falta de garantias e proteções para os atores de voz e captura em relação ao uso crescente da inteligência artificial (IA) no desenvolvimento de jogos.
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O sindicato representa aproximadamente 160 mil atores, locutores, escritores e trabalhadores do entretenimento, incluindo muitos da indústria de videogames. O sindicato quer que os artistas recebam compensações justas e tenham controle sobre o uso de sua imagem e voz, ficando protegidos contra a substituição por IA.
A organização argumenta que a indústria de games não está interessada em negociações justas e transparentes sobre o uso da IA, mas sim em explorar os trabalhadores. Os membros do SAG-AFTRA têm feito manifestações ao longo das últimas semanas, inclusive piquetes em frente a estúdios como a WB Games.
Apesar da continuidade da greve, o SAG-AFTRA diz estar aberto a negociações desde que os estúdios demonstrem postura mais comprometida com a proteção dos direitos dos trabalhadores.
* com informações do portal Game Developer e GamesIndustry