Microsoft muda nome da 343 Industries para Halo Studios e migra para Unreal

Novo motor gráfico e reestruturação do estúdio responsável por Halo busca fazer ressurgir principal franquia da Microsoft
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Master Chief renderizado na Unreal Engine 5. Foto: Halo Studios, Divulgação

A divisão de games da Microsoft anunciou nessa segunda-feira (7), em uma postagem no blog oficial Xbox Wire, que o estúdio responsável pela franquia Halo – o 343 Industries – mudou de nome, e agora se chama Halo Studios. Anunciou também que o motor gráfico mais recente da Epic Games – o Unreal Engine 5 – será a base dos futuros jogos da franquia protagonizada por Master Chief.

O anúncio foi feito em um vídeo mostrado antes da partida final do Halo World Championship 2024, campeonato do jogo que aconteceu no último fim de semana. Veja abaixo:

Segundo Joe Skrebels, editor-chefe do Xbox Wire e que assina o texto, é uma “nova era para Halo”, e “todos os futuros projetos de Halo usarão esse motor gráfico”. E que “vários novos jogos usando a ferramenta estão em desenvolvimento”.

A mudança de nome do estúdio teria sido motivada não só pela mudança de motor gráfico, mas também em alterações na cultura de trabalho e na organização das equipes que trabalham no agora Halo Studios.

“Se você realmente analisar Halo, houve dois capítulos muito distintos. Capítulo 1 – Bungie. Capítulo 2 – 343 Industries. (…) Então, não vamos apenas tentar melhorar a eficiência do desenvolvimento, mas mudar a receita de como fazemos os jogos de Halo”, diz na postagem o chefe do estúdio, Pierre Hintze.

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O executivo se refere, claro, ao período em que a Bungie foi a responsável pelo desenvolvimento dos jogos da franquia – entre o primeiro, lançado em 2001 para o Xbox original, e 2010 – até a 343 Industries assumir, de 2011 em diante. O último jogo da franquia, Halo Infinite, lançado em dezembro de 2021, acabou sendo um fracasso de público, apesar das críticas mistas.

Um dos pontos mais criticados no jogo foram justamente os gráficos, considerados abaixo da média para a franquia. O jogo utilizava uma engine proprietária da 343 Industries, a Slipspace Engine, que parece agora abandonado. Segundo a própria empresa, ele consumia grande parte dos recursos humanos do estúdio “apenas para desenvolver e manter o motor gráfico”.

“Respeitosamente, alguns componentes do Slipspace têm quase 25 anos”, explica o diretor de arte do estúdio, Chris Matthews, no mesmo blog post. “Embora a 343 estivesse desenvolvendo-o continuamente, há aspectos da Unreal que a Epic vem desenvolvendo há algum tempo, que não estão disponíveis para nós no Slipspace – e levariam uma enorme quantidade de tempo e recursos para tentar replicar.”

Não há previsão para o lançamento dos novos projetos envolvendo Halo e Unreal, e segundo o estúdio a adaptação da equipe ao motor gráfico da Epic ainda está acontecendo. Por enquanto, assegura a empresa, games rodando no Slipspace Engine continuarão tendo suporte.

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