Mastercard: autenticidade é grande desafio na comunicação com gamers

Para Leandro Simões, da Mastercard Brasil, estratégia de patrocínio se baseia em ‘aproximar pessoas de suas paixões’
Leandro Simões, Mastercard
Leandro Simões, da Mastercard. Foto: Divulgação

Apesar dos sinais de retração que de vez em quando se abatem sobre o cenário de eSports, particularmente no que diz respeito aos patrocínios de marcas chamadas de “não endêmicas”, ou seja, que não tem relação direta com o segmento, algumas delas estão sempre presentes. A Mastercard, mais conhecida pela atuação como bandeira de cartões de crédito, é uma delas.

A empresa recentemente promoveu, em parceria com a Riot Games, algumas ações especiais para fãs de League of Legends durante a Grande Final do CBLOL de 2024, realizada em Belo Horizonte (MG). Mas a relação da marca com o cenário de games da Riot é antiga e tem rendido bons frutos.

É assim que avalia Leandro Simões, diretor de marketing para o consumidor da Mastercard Brasil, em entrevista exclusiva ao The Gaming Era concedida por e-mail. A marca tem acordos globais de patrocínio com a Riot pelo menos desde 2018, com renovações frequentes e ativações diversas. O objetivo é sempre “conversar” com o público gamer.

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“Patrocinar é criar uma relação, é defender um propósito. Não só da Mastercard com a Riot Games, com o League of Legends ou o CBLOL, mas também criar uma relação com os fãs deste universo”, explica ele, que admite que a relação nem sempre é simples. “Ao invés de simplesmente promover as características tradicionais dos nossos cartões e soluções, nossa abordagem é destacar inovações que realmente ressoem com a comunidade.”

Leia os melhores momentos da entrevista a seguir:

The Gaming Era: Que iniciativas a Mastercard apoia atualmente no mundo dos games brasileiro? Se restringe aos eSports ou inclui outras iniciativas?

Leandro Simões: A Mastercard entrou no cenário gamer global em 2018, quando anunciou o patrocínio de League of Legends (LOL), conversando com o público gamer como um todo. Dois anos depois, em 2020, fechamos a parceria, que perdura até hoje, com o Campeonato Brasileiro de LoL (CBLOL).

No início de 2023, ampliamos o patrocínio de eSports para incluir o Valorant Champions Tour e VCT Game Changers, torneio brasileiro de Valorant. Na edição da Grande Final do CBLOL de 2024, a Mastercard esteve presente com diversas ações voltadas aos portadores de cartão que são fãs do jogo.

Ainda em parceria com a Riot Games e junto com a G2 eSports, globalmente a Mastercard anunciou, pela primeira vez, as inscrições para o Gamer Academy. Trata-se de um programa inédito para desenvolvimento profissional no universo dos eSports que fornece a dez gamers as conexões, a orientação e os conjuntos de habilidades necessários para seguirem sua paixão pelos esportes eletrônicos como carreira – ao mesmo tempo em que promove um ecossistema de games mais inclusivo.

As atividades da Mastercard Gamer Academy tiveram início no começo de 2024.

TGE: Por que razão a marca busca se aproximar dos gamers? Quais os objetivos?

Simões: Apesar de conhecida como uma empresa de cartões de crédito, a Mastercard vai muito além, utilizando nossa tecnologia, confiança e conectividade com o propósito de ‘Conectar todos com possibilidades que não têm preço’. E para tangibilizar as coisas que não têm preço, seja por meio de conexões ou experiências, parte da nossa estratégia é patrocinar ações, eventos e campeonatos como o CBLOL, porque entendemos a importância de aproximar as pessoas de suas paixões.

Patrocinar é criar uma relação, é defender um propósito. Não só da Mastercard com a Riot Games, com o League of Legends ou o CBLOL, mas também criar uma relação com os fãs deste universo. (…) Por meio do patrocínio, nosso objetivo é promover ações sobre diversidade, inclusão e empatia na comunidade do LoL.

Desde que entrou no cenário gamer global em 2018, a Mastercard vem promovendo diferentes ações no universo competitivo de League of Legends, como o manifesto a favor da diversidade e inclusão lançado em dezembro de 2022 e a criação do prêmio ‘Unknown Legends”. Ele celebra usuários que são lendas não apenas por suas habilidades no game, mas, sobretudo, por promoverem valores como diversidade e inclusão dentro da comunidade.

TGE: E que resultados a empresa tem obtido?

Simões: Fomos reconhecidos pela Pesquisa da Game Brasil (PGB), pelo segundo ano consecutivo, como a marca mais lembrada e utilizada no setor de pagamentos pela comunidade gamer em 2023. A PGB 2024 premiou novamente a Mastercard na categoria cartão de crédito como a marca mais conhecida (83,3%) pelo público gamer.

TGE: Quais você acha que são os maiores desafios de se comunicar com esse público?

Simões: No universo dos eSports, especialmente entre os fãs do CBLOL, que são predominantemente jovens e altamente conectados, entender profundamente suas preferências e expectativas é um desafio significativo. Fazemos um grande esforço para ouvir ativamente esse público, compreendendo seus gostos e exigências. Esse conhecimento nos permite conectar de forma significativa com eles.

Ao invés de simplesmente promover as características tradicionais dos nossos cartões e soluções, nossa abordagem é destacar inovações que realmente ressoem com a comunidade gamer. (…) Nosso foco é criar uma integração autêntica, tanto nas mídias sociais quanto em eventos presenciais, oferecendo experiências que realmente agregam valor e são percebidas como únicas pelos gamers.

A autenticidade é fundamental nesse processo. Os fãs de eSports são bastante perceptivos e conseguem identificar quando uma marca não está alinhada com o seu universo.

Trabalhamos para oferecer experiências impactantes que vão além do marketing convencional, e que realmente não têm preço para os gamers. Nosso grande desafio é garantir que nossa presença seja autêntica e significativa, criando uma conexão verdadeira com o público, influenciadores e jogadores do eSports.

TGE: Quais os objetivos futuros da marca nos games? A Mastercard pretende continuar apoiando o cenário?

Simões: Estamos sempre avaliando maneiras de ampliar nossa presença e impacto no mundo dos games, buscando novas formas de oferecer valor real aos gamers e contribuir para o crescimento do setor. Acreditamos que o envolvimento com eSports e a comunidade gamer nos permite não apenas demonstrar nossas inovações tecnológicas, mas também criar experiências significativas que ressoam com nossos parceiros e consumidores.

Acreditamos na importância de continuar a colaborar com esse setor vibrante e em constante evolução, e estamos animados com as possibilidades futuras de como podemos fortalecer ainda mais nossa conexão com a comunidade gamer.

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