Surprise entra em Roblox e reforça estrutura de conteúdo

Lançamento de Brasil Battlegrounds marca lançamento da empresa na última das três grandes plataformas UGC atuais
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Foto: Divulgação

A Surprise, empresa da 3C Gaming especializada em desenvolvimento de games em plataformas – o chamado UGC, de User Generated Content – anunciou nessa quinta-feira (29) expansão para o Roblox. A entrada na plataforma acontece com o lançamento de um jogo de luta chamado Brasil Battlegrounds, inspirado em elementos da cultura brasileira (inclusive memes).

Roblox é a última das grandes plataformas de games em que a Surprise ingressa. A empresa já havia anunciado, no começo de agosto, a absorção do servidor Hylex e a expansão de operações em Minecraft. No Fortnite, a atuação do estúdio já é um pouco mais antiga e inclui inclusive a oferta de uma ferramenta para criação de mapas.

Os movimentos recentes fazem parte de uma estratégia maior cujo grande fim é tornar a empresa referência no mercado de jogos UGC. Luiz Alencar, CEO e fundador da Surprise, diz que a entrada em Roblox é importante pelo tamanho da comunidade brasileira na plataforma, a segunda maior com 50 milhões de usuários (perdendo apenas para os EUA).

“Depois de estudarmos muito o mercado, entendemos que este é um ambiente pouco aproveitado por desenvolvedores, criadores de conteúdo e marcas no nosso País. Já somos referência em jogos como Fortnite e Minecraft, mas como especialistas no conceito UGC, era necessário estarmos também no Roblox”, diz o fundador da Surprise.

Para Luiz, o ecossistema do Roblox no Brasil ainda está atrás do de outros países, mas deve experimentar em breve uma evolução parecida com a que Minecraft teve nos últimos cinco anos no País. A Surprise quer justamente aproveitar esse impulso. Brasil Battlegrounds é “o primeiro de vários” jogos planejados em Roblox.

UGC como tendência

A Surprise atua como incubadora, além de fomentar e potencializar criadores de games no Brasil. É composta atualmente por cerca de 20 pessoas em todas as regiões do País, e atua somente com experiências criadas em plataformas UGC. Criou até agora cerca de quarenta jogos que somam mais de 12,5 milhões de jogadores, segundo ela própria.

“A gente sabe que vai virar moda, todos os jogos vão virar plataformas para o usuário. É muito mais interessante ter os usuários criando as próximas grandes experiências do que ter um time de desenvolvedores olhando para uma bola de cristal e pensando ‘esse é o próximo jogo que temos que lançar’”, brinca o CEO, em entrevista ao The Gaming Era.

Alencar inclusive lembra que o próximo jogo da série The Sims deve incorporar princípios de UGC, botando a gigante Electronic Arts em um mercado atualmente dominado por Roblox, Microsoft (com Minecraft) e Epic Games (com Fortnite). E que o objetivo da Surprise é estar em todos esses.

“É o nosso posicionamento. Queremos ser uma marca que é reconhecida como criadora. Assim como o Nobru faz lives e cria vídeos do YouTube, para a gente é meio que a mesma coisa. Queremos ser uma marca cross-plataform, [que está] em todas as plataformas diferentes. E estar nas três maiores é muito importante”, ressalta.

Pilar de conteúdo

A estratégia da Surprise para impulsionar a operação em Roblox e outras plataformas UGC é, além de lançar Brasil Battlegrounds, apostar em influenciadores. Mas não se trata apenas de pagar para que criadores falem de determinado jogo ou experiência em seus canais – a empresa planeja estruturar uma área de produção de conteúdo própria.

Isso começa com Roblox e através de Santos Masinha, influenciador que faz vídeos em Roblox e acumula mais de 700 mil seguidores nas redes sociais – no YouTube são pouco mais de 170 mil. O influencer é considerado “peça importante” para criar games e ativações que se comuniquem com a geração Z, público dominante em Roblox.

“O Masinha é um cara fora da curva, realmente muito talentoso. Um produtor de Hollywood, em todos os sentidos”, diz Alencar, ressaltando a qualidade dos vídeos produzidos pelo influenciador, que aposta em narrativas em seus vídeos. “Quando conversei com ele, brinquei que não queria ter só uma parceria com o Santos Masinha, mas com o Luiz, que é o nome dele. Então é uma parceria que vai muito além de ter um criador de conteúdo.”

Na prática, Masinha é um dos primeiros parceiros desse “pilar de conteúdo” criado pela Surprise, em que a produção de jogos e de vídeos e posts andam “muito juntas”. Isso é particularmente importante em Roblox, cujo público brasileiro é muito grande.

O executivo diz acreditar que um estúdio de desenvolvimento de games atual “tem que ter esse lado de conteúdo, dos criadores, e tudo tem que acontecer de forma orgânica”, explica, mas o cuidado de “não virar uma publi.” Alencar cita os casos da Riot e da Garena, que apostam muito fortemente na formação de ecossistemas de influenciadores como forma de manter seus games em evidência.

Outro influenciador que a Surprise está trazendo para esse “pilar” de conteúdo é o criador de vídeos curtos de Roblox responsável pelo perfil anabanana. É um criador que aposta em personagens dentro do mundo de Roblox como influenciadores, sem necessariamente associar o avatar a uma pessoa física. “É uma nova geração tem um apego muito grande com os avatares. Tem muito conteúdo sendo criado em volta de avatares”, explica.

A própria Surprise criou um avatar recentemente para divulgar conteúdos em Roblox: o Lui Surprise. “Começamos o personagem tem 10 dias, só com conteúdo desse avatar. Estamos criando nossos próprios influenciadores”, conta Luiz Alencar. “Mas ainda está bem pequeno”, ressalta, apesar dos já quase 1,7 mil seguidores no canal do YouTube.

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