Mercado global de periféricos gamers ultrapassa US$ 10 bilhões em 2023

Relatório do Omdia mostra controles à frente de outras categorias. DualSense, da Sony, tem crescido mais que concorrentes
gamepad, controle, joystick
Imagem: Canva

O mercado global de periféricos e acessórios gamers ultrapassou US$ 10 bilhões em receitas no mundo durante 2023, com expectativa de chegar a US$ 12 bilhões em 2029. Os números fazem parte de um relatório da Omdia, empresa britânica de consultoria e análise para o mercado de tecnologia.

A pesquisa mostra que os controles, ou gamepads, foram responsáveis por 44,3% dos gastos e manterão essa participação aproximada até 2029, crescendo 2,9% ao ano, em média. Headsets, teclados, mouses e outros periféricos formam o restante da receita, com todos, exceto mouses, sendo categorias de mercado de mais de US$ 1 bilhão.

A categoria “outros” verá os maiores aumentos até 2029, impulsionada pelas vendas de acessórios de maior valor, incluindo cadeiras gamer e volantes.

LEIA AINDA: AfroGames anuncia Logitech G como parceira oficial

Apesar de uma pequena queda das receitas totais para esse mercado em 2022, quando as medidas restritivas da pandemia começaram a abrandar, houve crescimento em 2023 acima do experimentado em 2021, no auge da pandemia. Segundo a Omdia, isso quer dizer que o mercado já se reajustou após o fim do surto global de COVID-19.

“O conjunto de dados mais recente mostra que os gastos globais com periféricos aumentaram a partir de uma nova linha base pós-pandemia, com a receita de 2023 superando a alta anterior de 2021”, diz em publicação no site da consultoria Dom Tait, diretor de pesquisa da Omdia.

A consultoria argumenta que, diferente dos preços dos jogos, que são tabelados e sofrem resistência do consumidor no caso de aumentos, os valores dos periféricos flutuam mais, principalmente no caso daqueles mais “premium”, ou seja, de maiores valores.

Segundo o portal Game Developer, que teve acesso ao relatório da Omdia, o DualSense, da Sony, está vendendo em grandes volumes. O controle tem sido cada vez mais muito usado no PC graças ao suporte oferecido pela Valve, e o uso de controles no Steam triplicou desde 2018.

Já os controles da Nintendo, e mesmo os da Microsoft, suportados nativamente pelo Windows, tiveram desempenho abaixo das expectativas. Apesar disso, 59% das sessões de jogos com gamepads usaram controles de Xbox em 2023, segundo a própria Valve.

* com informações do portal Game Developer

quadrados alinhados verticalmente ao lado esquerdo da caixa de newsletter

Participe da Era

Assine nossa newsletter
e receba todas nossas atualizações por email.
Obrigado pela sua assinatura! Ops! Algo deu errado... Tente novamente!

Participe da Era

Assine nossa newsletter
e receba todas nossas atualizações
por email.

Obrigado pela sua assinatura! Ops! Algo deu errado... Tente novamente!