A Nvidia aproveitou presença na Gamescom de Colônia para anunciar, na terça-feira (20), algumas novidades. Além de ter alcançado a marca de 600 jogos e softwares compatíveis com ray-tracing (RTX), tecnologia que tem balizado o desenvolvimento mais recente de suas placas gráficas, a empresa anunciou um primeiro jogo com a tecnologia ACE, que usa IA generativa para promover a interação in-game dos jogadores com NPCs.
Mecha BREAK, multiplayer com robôs gigantes em desenvolvimento pela Amazing Seasun Games, estúdio americano da chinesa Kingsoft, é o primeiro jogo de fato a anunciar o uso da ACE – sigla em inglês para Avatar Cloud Engine, ou motor em nuvem para avatares, em tradução livre.
A tecnologia foi apresentada pela Nvidia em uma demo chamada Ramen Shop durante a Computex de 2023. Veja abaixo:
Em Mecha BREAK, que está em beta fechado desde o começo de agosto, a tecnologia dará vida aos personagens do título e promete uma experiência de jogo mais dinâmica em PCs com placa gráfica GeForce RTX. O jogo utiliza a linguagem Nemotron-4 4B Instruct NIM.
Segundo a Nvidia, é “só o começo”, e cada cada vez mais desenvolvedores estão incorporando a tecnologia em jogos e softwares.
A empresa cita em comunicado a Perfect World Games, que estaria usando a tecnologia em uma demo de Legends, que contará com tecnologia da NVIDIA em recursos visuais usando IA generativa. Dentro da demonstração, uma personagem poderá ver jogadores e identificar pessoas e objetos no mundo real usando a câmera do computador alimentada por ChatGPT-4o.