A Epic Games Store anunciou nessa sexta-feira (16) o relançamento de um aplicativo para sua loja, a Epic Games Store, em dispositivos móveis. A novidade – que já havia sido adiantada em julho – vale para iOS, que equipa os iPhones, apenas na União Europeia, mas para os dispositivos com sistema operacional do Google (o Android) serve para o mundo inteiro.
O lançamento inclui a disponibilidade dos grandes títulos da empresa, como Fortnite e Rocket League, além do lançamento de Fall Guys em dispositivos móveis pela primeira vez. A empresa diz que está trabalhando com desenvolvedores para lançar outros games na Epic Games Store mobile em breve, o que significa concorrência para as lojas oficiais do Google e da Apple nos dispositivos móveis.
“Também estamos levando hoje nossos games para lojas mobile independentes, incluindo a AltStore Pal”, diz o comunicado da empresa publicado em seu blog oficial.
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A instalação das lojas no iOS e no Android não pode, no entanto, ser feita via lojas tradicionais. É preciso seguir as instruções – que podem ser vistas aqui no caso do iOS (mas apenas para quem mora na União Europeia) e aqui no caso do Android (para qualquer usuário).
Segundo a Epic, esse processo complicado de instalação é imposto pelos próprios Google e Apple, e inclui “intencionalmente experiências de instalação de baixa qualidade com várias etapas, configurações confusas nos dispositivos e telas de aviso que assustam”. A empresa também diz que continua “lutando na justiça e trabalhando com reguladores mundo afora para eliminar termos anticompetitivos que a Apple e o Google impõem”.
“A maré está mudando, e o ecossistema dos dispositivos móveis está finalmente se abrindo para a competição”, diz em comunicado Tim Sweeney, CEO e fundador da Epic Games. “A luta está longe de acabar, mas é um progresso palpável para as equipes de desenvolvimento e consumidores que podem começar a se beneficiar da competição e poder de escolha.”
A permissão de instalação da loja da Epic dada pela Apple aos donos de seus dispositivos somente na União Europeia se deve a uma lei promulgada recentemente pelo bloco de países, e cujo objetivo é aumentar a concorrência em ambientes online. “Estamos lançando [a loja] em dispositivos iOS na União Europeia graças à Lei dos Mercados Digitais, mas a Apple ainda está bloqueando o acesso de todos os outros usuários iOS fora da Europa”, explica a Epic.
Processos bilionários
É importante lembrar que a Epic moveu, a partir de 2020, uma série de ações judiciais contra a Apple e o Google por conta da impossibilidade de atuar livremente nos dispositivos móveis com iOS e Android. Os processos foram movidos principalmente porque a Epic foi proibida pelas duas empresas de vender crédito virtual para Fortnite fora da Google Play e da Apple Store, o que fez a empresa de Tim Sweeney tirar seus games de ambos os sistemas.
O CEO da Epic ficou enfurecido principalmente pelas taxas de vendas cobradas pelas duas big techs em suas lojas proprietárias, e que giram (até hoje) em torno de 30%. O conflito judicial chegou ao fim recentemente com resultados adversos – vitória contra o Google e derrota contra a Apple –, e agora a empresa pode disponibilizar a loja digital em dispositivos móveis em alguns territórios.
O processo, no entanto, não veio sem grandes perdas financeiras. Sweeney disse, em entrevista concedida à newsletter Game File, do jornalista Stephen Totilo, que os quatro anos em que a Epic esteve fora do ecossistema iOS causou perdas de “bilhões de dólares de receita”.
“Se gastamos bilhões de dólares até agora, é um preço pequeno para pagar por um futuro de liberdade para nossa companhia e todos os outros que querem participar desse mercado”, disse o CEO à Totilo.
* com informações da newsletter Game File