A Go Gamers, unidade de consultoria do SX Group e especialista em medições e pesquisas a respeito do mercado brasileiro de games, anunciou recentemente uma nova edição da Pesquisa Game Brasil (a PGB). O novo recorte deve ser lançado na segunda quinzena de agosto e será focado apenas em streamers, influenciadores e criadores de conteúdos de games com o objetivo de “compreender a importância desses profissionais com os seus fãs”.
O anúncio foi feito nas redes sociais há alguns dias pelo próprio CEO da empresa, Carlos Silva. Segundo ele, a ideia é que o novo recorte da PGB posicione a Go Gamers como “referência em game data”, e que é necessário expandir o foco dos estudos da empresa “conforme o consumidor seguia evoluindo”.
“Atualmente o consumo de conteúdo se tornou algo importante na experiência dos jogadores. Em pesquisas que realizamos recentemente, uma parcela significativa considera importante o consumo de informações de games através de influenciadores e a busca por novidades e informações é uma das prioridades”, diz Silva, em entrevista por e-mail ao TGE.
MAIS SOBRE A PGB: Gamer brasileiro quer marcas nos games – e vai comprar delas
Para o especialista, os influenciadores tem uma função dupla: o entretenimento intrínseco ao conteúdo que publicam e “informar e manter o seu público ou comunidade engajada com os produtos que o mercado oferece”.
O executivo explica que a metodologia do novo estudo vai considerar jogadores de smartphones, computadores e consoles, e o foco é medir o comportamento deles considerando elementos como conhecimento, consideração e engajamento.
“Sendo esse último tópico um dos mais importantes, pois iremos explorar diversas questões comportamentais e que motivam as pessoas nesse consumo de conteúdo com os influenciadores”, diz o CEO da Go Gamers.
Tamanho da PGB
A PGB já é lançada há 11 anos, e tem tido sua metodologia aprimorada ao longo do tempo, segundo o CEO. Hoje o estudo mede não só os hábitos de entretenimento com games dos consumidores brasileiros e latino-americanos, mas também traz argumentos comportamentais para marcas que miram os jogadores como público-alvo.
Hoje o painel de marcas da PGB mede 22 setores e mais de 400 marcas, e analisa também o cenário de eSports – que no Brasil é um expoente de atração de patrocínios e investimentos por parte de marcas endêmicas e não-endêmicas. A ideia, explica o CEO, é trazer “uma visão sobre como os jogadores e espectadores consomem a modalidade e o valor que o cenário competitivo tem para a sua experiência”.
O executivo diz que o painel sobre influenciadores vai “apoiar e potencializar as oportunidades no mercado de games”.