Agora focada em retro gaming, Atari anuncia compra da Intellivision

Após primeira grande rivalidade da história dos consoles, negócio promete destravar lançamento do Amico
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Logos: Divulgação

No começo dos anos 1980, muito antes da console war entre Nintendo e SEGA, a primeira grande rivalidade do mundo dos videogames foi entre as americanas Atari, com o Atari 2600, e a Mattel, dona do Intellivision. Esse capítulo da história parece ter finalmente chegado a uma conclusão nessa quinta-feira (23) com o anúncio de que a Atari comprou os direitos sobre as marcas associadas à Intellivision.

O valor do negócio não foi revelado, mas inclui tanto a marca Intellivision em si como cerca de 200 jogos lançados pela holding Intellivision Entertainment LLC. O comunicado publicado pela Atari sobre o acordo informa que a empresa comprada vai continuar com o negócio de desenvolvimento e distribuição de games com a marca Amico, e terá licença da Atari para versões de franquias antigas.

A Intellivision tinha planos de lançar um novo console chamado Amico. A data de lançamento prevista era outubro de 2020, mas quase quatro anos depois, o aparelho segue sendo apenas na promessa – apesar de ainda estar em pré-venda no site oficial. Em novembro de 2023, a empresa declarou que não teria fundos para distribuir o novo console – resta saber se a aquisição por parte da Atari vai finalmente viabilizar o projeto.

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O Amico, console ainda não lançado pela Intellivision. Foto: Reprodução

“É uma oportunidade muito rara de unir antigos concorrentes e reunir fãs do Atari, do Intellivision e da era de ouro dos jogos”, diz no comunicado Wade Rosen, presidente e CEO da Atari.

Retro Atari

No comunicado, a Atari também diz que pretende expandir a distribuição digital e física de jogos do Intellivision, e talvez criar jogos e explorar oportunidades de licenciamento. O movimento parecer fazer sentido para a empresa, considerando que nos últimos anos ela tem se focado em retrogaming, o que inclui a aquisição de empresas como Digital Eclipse, Nightdive, RetroAge e outras especialista nesse tipo de jogo.

Em conversa com o GamesIndustry em novembro do ano passado, Rosen disse que a aposta em jogos antigos é uma forma de se diferenciar na competição contra Nintendo, Sony e Microsoft.

“Quando olhamos e nos perguntamos o que poderíamos fazer melhor do que ninguém, retro foi a resposta que obtivemos, pelo menos nessa fase da nossa história. Então decidimos ser o melhor que pudéssemos nessa coisa muito específica e é nisso que estamos focados”, disse ao GI.biz.

* com informações do GamesIndustry.biz

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