Shiver, agora da Nintendo, seguirá fazendo ports para várias plataformas

Compra da empresa foi anunciada nessa terça. Empresa de Miami é conhecida pelo port de MK1 e Hogwarts Legacy para Switch
shiver, nintendo
Foto: Reprodução

Em comunicado divulgado nessa terça-feira (21), a Nintendo anunciou um acordo de aquisição da americana Shiver Entertainment, empresa responsável por uma série de ports de sucesso para o Switch. A empresa estava sob controle do grupo sueco Embracer, que fez um drástico movimento de reestruturação recente que incluiu demissões e a venda da Gearbox, entre outras ações.

A Nintendo passa a ter o controle total da Shiver, que tem sede em Miami, na Flórida (EUA). O CEO da empresa, John Schappert; deve continuar na liderança. O negócio ainda depende de aprovações de órgãos regulatórios e não teve os valores envolvidos relevados.

A Shiver foi responsável, entre outros, pelos ports de games como Hogwarts Legacy e Mortal Kombat 1 para o Switch. Segundo a Nintendo, a compra da empresa americana traz uma “experiente e talentosa equipe de desenvolvimento” capaz de “portar e desenvolver títulos de software”.

O comunicado também diz que o foco da companhia “permanecerá o mesmo”, ou seja, ‘portar’ games AAA de terceiros para consoles não só da própria Nintendo, mas de “múltiplas plataformas”.

O documento termina com a Nintendo afirmando que o negócio “terá efeito menor” nos resultados para o atual ano fiscal – que termina apenas em março de 2025.

Aquisições raras

Entre as grandes fabricantes de console atuais a Nintendo é muito provavelmente a que menos faz aquisições, por isso o anúncio da compra da Shiver em certa medida surpreende. O foco da companhia não é fazer esse tipo de operação, segundo o próprio presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, em recente comunicado aos investidores.

Aquisições “podem fazer parte da estratégia”, segundo o executivo, mas o foco da companhia é construir os próprios recursos internos e manter relacionamentos com terceiros sem necessariamente recorrer a compras de outros estúdios e empresas.

“Embora os recursos de desenvolvimento possam ser expandidos através de fusões e aquisições, primeiro trabalharemos dentro da empresa com nossos desenvolvedores, que entendem perfeitamente e construíram a marca Nintendo ao longo dos anos”, escreve Furukawa, no comunicado, via GamesIndustry.

O executivo, no entanto, admite que o desenvolvimento está se tornando “inevitavelmente mais longo, mais complexo e mais avançado”, o que provavelmente justifica compras como a anunciada hoje.

* com informações do GamesIndustry

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