A francesa Ubisoft divulgou nessa quinta-feira (15) os resultados financeiros globais para o ano fiscal de 2024, encerrado em 31 de março. A empresa registrou crescimento de receita, que alcançou € 2,3 bilhões, aumento de 26,8% em relação ao ano fiscal anterior. O lucro operacional alcançou € 401 milhões.
A empresa relacionou o resultado às boas vendas das franquias Rainbow Six e Assassin’s Creed, que obtiveram “crescimento forte” e alcançaram 30 milhões de usuários ativos no período. Jogos mais antigos também venderam bem, diz o comunicado da empresa aos acionistas, sendo que o competitivo Rainbow Six Siege foi um destaque.
Segundo a Ubisoft, seus jogos registrando 138 milhões de usuários ativos únicos, somando consoles e PCs, aumento de 4% em relação ao ano anterior. O total de horas jogadas subiu 12%, com tempo médio por usuário também mais alto.
A Ubisoft diz esperar “crescimento sólido” no próximo ano fiscal graças a títulos como Star Wars Outlaws, jogo de mundo aberto inspirado na franquia criada por George Lucas, e Assassin’s Creed Shadows, anunciado também nessa quinta (15). O competitivo gratuito XDefiant também foi citado.
Jogos de mundo aberto e serviços (como o Ubisoft+) devem ser prioridade da empresa no próximo ano.
Redução de custos e layoffs
No comunicado, a empresa diz estar “no bom caminho” para atingir suas metas anuais de redução de custos, que deve somar € 200 milhões anuais até o ano fiscal de 2026: A Ubisoft diz ter alcançado € 150 milhões de redução da base de custos fixos no último ano fiscal (2024).
“Nossos resultados do ano fiscal de 2024 confirmam que a Ubisoft está de volta em sua trajetória de crescimento lucrativo, com (…) lucro operacional alinhado com nossas metas”, diz Yves Guillemot, cofundador e CEO da Ubisoft. “Este ano marcou um primeiro passo crucial na nossa recuperação, apresentando um desempenho sólido e os primeiros benefícios da nossa transformação em direção a um modelo de negócio mais equilibrado e recorrente, apoiado por múltiplos fluxos de receitas.”
O plano de redução de custos da Ubisoft inclui reorganizações em suas equipes de publicação, além de uma “maior seletividade” de investimentos – o que significou inclusive o cancelamento de The Division Heartland e realocação de recursos para XDefiant e Rainbow Six, que foram considerados “oportunidades maiores”.
A empresa também reduziu o número de contratações no mundo e reduziu o número de funcionários para cerca de 19 mil no fim de março desse ano, com mais de 1.700 funcionários demitidos em cerca de 18 meses.