Hearthstone faz 10 anos e quer trazer jogadores de volta

Blizzard convidou imprensa latino-americana para conversa com desenvolvedores do game
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Nathan Lyons-Smith e Cora Georgiou, do time de Hearthstone. Foto: Divulgação, Blizzard

Hoje tem bolo e velinhas na sede da Blizzard Entertainment, que fica em Irvine, na Califórnia. Exatos 10 anos atrás, em 11 de março de 2014, era lançado Hearthstone. O game chegou primeiro para Windows e Mac e, alguns meses depois, para iOS e Android. Foi a primeira incursão da Blizzard – àquela altura já parte da Activision – no mundo dos jogos gratuitos e, ao menos segundo os executivos responsáveis, a ideia é continuar por outros dez, apesar dos desafios naturais após tanto tempo de mercado.

Em conversa online realizada na semana passada com jornalistas da América Latina, e que contou com a participação do The Gaming Era, o produtor executivo e vice-presidente do game, Nathan Lyons-Smith, disse que um dos focos da equipe de Hearthstone nos últimos anos tem sido “tornar mais fácil para os jogadores voltarem para o jogo”.

“Um dos meus objetivos é continuar jogando Hearthstone nos próximos 10 anos”, brincou o executivo, dizendo que quer envelhecer com o game para “manter a mente ativa na velhice”. E que o objetivo é “garantir que os jogadores continuem se divertindo e usando os personagens que todos amamos”.

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Imagem de divulgação da Oficina do Rojão. Imagem: Blizzard, Divulgação

Depois de tantos anos, é natural que o número de expansões (foram 29!), cartas, decks e estratégias do game tenha se tornado tão amplo que há uma dificuldade de jogadores iniciantes ou reentrantes. Mas, segundo Smith, a equipe buscou implementar recursos que tornam “mais fácil acessar expansões que perderam, pular para uma expansão nova e se divertir”, disse.

O foco em trazer jogadores de volta não é por acaso. Hearthstone atingiu o ápice da popularidade em 2018, quando, segundo a própria Blizzard, ultrapassou 100 milhões de jogadores registrados. Três anos depois eram cerca de 20 milhões de players ativos. Hoje, apesar da carência de números oficiais, o número de usuários ultrapassa os 5,5 milhões, com 11,3 milhões de horas assistidas no Twitch, segundo o site ActivePlayer.io.

Evolução e comunidade

“O jogo evoluiu muito nos últimos 10 anos”, pondera Cora Georgiou, designer-chefe de Hearthstone – que foi lançado com o subtítulo Heroes of Warcraft, e que desde sempre bebe na fonte do lore do game, inclusive das expansão mais recentes de World of Warcraft. “Mas, claro, queremos evoluir mais. É importante para nós manter a experiência positiva para os jogadores.”

Segundo os executivos, nos últimos cinco anos a equipe envolvida no jogo intensificou seus esforços em pesquisa e desenvolvimento para oferecer novos modos – como o Battlegrounds (ou Campos de Batalha), lançado há cinco anos. Alguns com mais sucesso, outros com menos, “o que é ok, pois nos traz a experiência para continuar inovando”, disse Lyons-Smith. “Vamos nos manter criando conteúdo divertido.”

Parte do trabalho para saber se esses esforços dão certo é, claro, ouvir os jogadores. Segundo o vice-presidente do game, o time de comunidade de Hearthstone é muito ativo na escuta, inclusive de “subcomunidades”, para obter feedbacks e ideias.

“Temos um grupo de Discord com criadores, e lá temos muitos representantes da América Latina. É muito importante ter feedback de todas as nossas comunidades sobre as experiências [que eles têm], que são muito diferentes”, explica Cora Georgiou.

Quando perguntados pelos jornalistas sobre como a aquisição da Activision Blizzard King pela Microsoft tem afetado o trabalho em Hearthstone, a resposta é de que, bem, não está afetando. Segundo Lyons-Smith, “não mudou muito nos últimos meses”, mesmo com à integração à nova matriz.

“Fomos integrados à Microsoft primeiro com os times de gestores. Não afetou muito os times de desenvolvimento, que continuam envolvidos fazer o que estão fazendo, manter as operações rodando”, disse.

Hearthstone: Ano do Pégaso

Como forma de comemorar os 10 anos de Hearthstore, a Blizzard anunciou uma série de novidades para o jogo. Entre fevereiro e março ocorrerá o lançamento do Ano do Pégaso, que inclui um novo conjunto de cartas e uma expansão – a Oficina do Rojão.

Os jogadores receberão cartas gratuitas e poderão enfrentarão novos desafios. Pela primeira vez, a trilha sonora do jogo estará disponível (a partir de 11 de março) para ouvir sob demanda em “qualquer ambiente de preferência”.

A expansão Oficina do Rojão já está em pré-venda. Segundo a Blizzard, as criações de Rojão na oficina são inspiradas nos 10 anos de história de Hearthstone. A expansão também inclui 145 novas cartas e marca o retorno de vários personagens.

Abaixo, em vídeo, Cora Georgiou fala mais sobre as novidades.

Detalhes mais precisos sobre a expansão podem ser encontrados no Blog de Hearthstone.

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