A Abacus, startup criadora do jogo pedagógico Mundo Abacus, e a Mooney, plataforma de educação financeira para crianças e adolescentes, anunciaram essa semana uma fusão. O objetivo das empresas é se tornarem “os maiores players de educação complementar” para escolas na América Latina.
Com a união, as empresas passam a atender juntas 180 escolas parceiras, com projeção de crescimento para 500 mil alunos até 2028.
A operação será realizada por meio de um equity swap, ou seja, os fundadores e investidores da Abacus receberão uma participação acionária da Mooney.
Leia também: Que demissões? Capcom anuncia aumento de salários no Japão
“A nossa expectativa, como uma empresa só, é nos consolidar como uma solução completa de tecnologias para a educação complementar nas escolas, que tanto é importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes”, diz em comunicado Fernando Machado, fundador da Mooney, que estima o mercado potencial da região em R$ 40 bilhões.
A Mooney quer expandir para a Colômbia com cinco operações ainda em 2024. Atualmente a empresa está em escolas de 22 estados e no Distrito Federal. A empresa tem a intenção declarada de compras outras startups do segmento, com previsão de chegar a cinco disciplinas complementares para escolas além da educação financeira, como inglês, pensamento computacional e cultura maker.
Abacus: games educativos
Já a Abacus é a criadora do Mundo Abacus, um jogo que introduz conceitos de pensamento computacional e cultura digital para estudantes, que podem ganhar recompensas conforme avançam no game. Filipe Gouveia, cofundador da Abacus, diz que o momento da fusão é propício para expansão do Mundo Abacus.
“Além da visão estratégica de promover o Mundo Abacus, o nosso compromisso, com a Mooney, é de colaborar em número de parcerias. O nosso ritmo de crescimento, em 2023, foi muito favorável”, diz Gouveia. “Levaremos 40 escolas parceiras e mais de 30 mil estudantes para a empresa conjugada, com expectativas de atingir até 500 mil alunos nos próximos anos.”