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GameMaker revela novidades programadas para 2024 na engine 2D

Editor de código aprimorado, novo runtime e suporte JavaScript estão entre melhorias previstas para esse ano
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Imagem: Divulgação

A GameMaker, engine de desenvolvimento de jogos 2D da empresa escocesa YoYo Gamescomprada em 2021 pela norueguesa Opera, mais conhecida pelo navegador de mesmo nome – lançou na semana passada um vídeo com as próximas atualizações. O vídeo é uma tradição anual para a ferramenta, e mostra os recursos que serão adicionados à plataforma em 2024.

O GameMaker é uma engine de games multiplataforma que promete ser “rápida e amigável”. Permite publicação nativa em várias plataformas, incluindo dispositivos móveis, consoles e computadores. É a base para jogos indie famosos, incluindo Chicory: A Colorful Tale e Katana Zero, entre outros.

Segundo a YoYo, serão feitas “uma série de atualizações empolgantes e melhorias de UI/UX”.

Confira o vídeo:

“Nossa comunidade sempre nos diz exatamente quais recursos querem ver (…), então sabemos que nossa atualização de 2024 será bem recebida tanto por nossos usuários estabelecidos quanto por novos criadores”, alega Russell Kay, executivo responsável pelo GameMaker na Opera. “Grandes projetos como o novo Runtime e o Editor de Código vão oferecer enormes melhorias não só em como os usuários fazem jogos, mas também em como os jogadores os apreciam.”

Desde que a YoYo Games foi comprada pelo Opera, é possível publicar gratuitamente os jogos feitos no GameMaker direto na loja de games do Opera GX, a GX.games.

Os novos recursos

O primeiro recurso citado por Kay, o novo Runtime (ou GMRT), promete melhorar o tempo de execução de código de jogos durante a gameplay de games feitos na engine. O lançamento, marcada para “em breve”, vem sendo mencionado desde o ano passado. A promessa é que o novo tempo de execução dinâmico permita dar aos jogadores uma “experiência de jogo mais fluida e reativa”.

O recurso já passou por um beta fechado para feedback da comunidade. A implementação começará com Windows e se estenderá para plataformas web, mobile e console.

Já o editor de código mencionado por Russel Kay vai introduzir suporte para linguagem JavaScript, permitindo que desenvolvedores escrevam códigos em Java pela primeira vez, além do GameMaker Language (GML). A mudança, diz a YoYo, incluirá suporte de desenvolvimento de programadores experientes em JavaScript e outras linguagens.

O GameMaker também está estudando suporte semelhante para outras linguagens, incluindo C#.

O Editor de Código também foi redesenhado, com uma UI “completamente renovada”, diz a empresa, e já em fase beta. Os desenvolvedores poderão escrever e gerenciar o código de jogos com mais facilidade, promete a empresa.

Outra novidade é a ferramenta prefabs, que promete aos desenvolvedores criar assets em um projeto e reutilizá-los em outros. Ao vincular esses assets ao projeto de origem, quaisquer modificações no projeto original atualizarão automaticamente os assets, onde quer que sejam utilizados.

As novas ferramentas e recursos podem ser vistas no roadmap público nesse painel da YoYo Games no GitHub.

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