logo the gaming era

Agora focada em retro gaming, Atari anuncia compra da Intellivision

Após primeira grande rivalidade da história dos consoles, negócio promete destravar lançamento do Amico
atari, intellivision
Logos: Divulgação

No começo dos anos 1980, muito antes da console war entre Nintendo e SEGA, a primeira grande rivalidade do mundo dos videogames foi entre as americanas Atari, com o Atari 2600, e a Mattel, dona do Intellivision. Esse capítulo da história parece ter finalmente chegado a uma conclusão nessa quinta-feira (23) com o anúncio de que a Atari comprou os direitos sobre as marcas associadas à Intellivision.

O valor do negócio não foi revelado, mas inclui tanto a marca Intellivision em si como cerca de 200 jogos lançados pela holding Intellivision Entertainment LLC. O comunicado publicado pela Atari sobre o acordo informa que a empresa comprada vai continuar com o negócio de desenvolvimento e distribuição de games com a marca Amico, e terá licença da Atari para versões de franquias antigas.

A Intellivision tinha planos de lançar um novo console chamado Amico. A data de lançamento prevista era outubro de 2020, mas quase quatro anos depois, o aparelho segue sendo apenas na promessa – apesar de ainda estar em pré-venda no site oficial. Em novembro de 2023, a empresa declarou que não teria fundos para distribuir o novo console – resta saber se a aquisição por parte da Atari vai finalmente viabilizar o projeto.

amico, intellivision
O Amico, console ainda não lançado pela Intellivision. Foto: Reprodução

“É uma oportunidade muito rara de unir antigos concorrentes e reunir fãs do Atari, do Intellivision e da era de ouro dos jogos”, diz no comunicado Wade Rosen, presidente e CEO da Atari.

Retro Atari

No comunicado, a Atari também diz que pretende expandir a distribuição digital e física de jogos do Intellivision, e talvez criar jogos e explorar oportunidades de licenciamento. O movimento parecer fazer sentido para a empresa, considerando que nos últimos anos ela tem se focado em retrogaming, o que inclui a aquisição de empresas como Digital Eclipse, Nightdive, RetroAge e outras especialista nesse tipo de jogo.

Em conversa com o GamesIndustry em novembro do ano passado, Rosen disse que a aposta em jogos antigos é uma forma de se diferenciar na competição contra Nintendo, Sony e Microsoft.

“Quando olhamos e nos perguntamos o que poderíamos fazer melhor do que ninguém, retro foi a resposta que obtivemos, pelo menos nessa fase da nossa história. Então decidimos ser o melhor que pudéssemos nessa coisa muito específica e é nisso que estamos focados”, disse ao GI.biz.

* com informações do GamesIndustry.biz

quadrados alinhados verticalmente ao lado esquerdo da caixa de newsletter

Participe da Era

Assine nossa newsletter
e receba todas nossas atualizações por email.
Obrigado pela sua assinatura! Ops! Algo deu errado... Tente novamente!

Participe da Era

Assine nossa newsletter
e receba todas nossas atualizações
por email.

Obrigado pela sua assinatura! Ops! Algo deu errado... Tente novamente!